A Revista DADOS, periódico acadêmico de Ciências Sociais editado pelo IESP-UERJ, anunciou os textos vencedores da primeira edição do Prêmio Charles Pessanha de Artigos Acadêmicos. Foram selecionados artigos nas categorias referentes aos campos da Ciência Política e da Sociologia, entre os 34 textos que integraram o volume 67 da revista, referente ao ano de 2024.
Na categoria Melhor Artigo de Ciência Política ou Relações Internacionais, foi selecionado o artigo Entre a Desinstitucionalização e a Resiliência: Participação Institucional no Governo Bolsonaro, assinado por Carla de Paiva Bezerra, Débora Rezende de Almeida, Adrian Gurza Lavalle e Monika Dowbor. Publicado na DADOS V. 67 n. 4, o texto caracteriza a desinstitucionalização impulsionada pelo governo Bolsonaro e aferir seus alcances sobre os conselhos institucionais, oferecendo um diagnóstico empírico da situação regulatória de 103 colegiados nacionais, a partir de base de dados original.
O artigo OLIVA: La Producción Científica Indexada en América Latina. Diversidad Disciplinar, Colaboración Institucional y Multilingüismo en SciELO y RedALyC (1995–2018), de autoria de Fernanda Beigel, Abel L. Packer, Osvaldo Gallardo e Maximiliano Salatino foi selecionado o vencedor da categoria Melhor Artigo de Sociologia. Publicada na DADOS V. 67 n. 1, a publicação apresenta os resultados de estudo do Observatorio Latinoamericano de Indicadores de eVAluación (OLIVA), que visa visibilizar e valorizar a produção científica indexada na América Latina e Caribe, abordando a produção em acesso aberto das revistas indexadas no SciELO e Redalyc, com base na consolidação de uma única base de dados, com o número total de 1.720 revistas (de 15 países), 908.982 documentos e 2.591.704 autores/as.
Os vencedores desta edição do Prêmio Charles Pessanha foram escolhidos pela equipe editorial de DADOS, composta por Luiz Augusto Campos, Marcia Rangel Candido, Adalberto Cardoso, Ana Paula Tostes, Bruno Schaefer, José Leon Szwako e Paulo Henrique Cassimiro. Criado em homenagem ao Prof. Charles Pessanha, editor emérito da revista e figura decisiva na institucionalização da editoração científica no Brasil, o prêmio reafirma o compromisso de DADOS com a qualidade, a diversidade e o alcance público da produção científica.



