Cadernos de Estudos Sociais e Políticos

Criada em 2012, pelo Fórum dos Alunos do Instituto de Estudos Sociais e Políticos, a revista Cadernos de Estudos Sociais e Políticos visa dar continuidade ao trabalho desempenhado pelo periódico Cadernos de Sociologia e Política, vinculada ao antigo IUPERJ. No ano de 2010, a totalidade dos alunos do IUPERJ construiu um movimento para garantir a sobrevivência de nossos programas de pós-graduação em Sociologia e Ciência Política, transferindo-se para o IESP-UERJ.

O periódico recebe trabalhos que abordam temáticas da área das Ciências Sociais, em especial da Ciência Política e da Sociologia, com base no acesso aberto.  Os trabalhos submetidos devem ser enviados para os editores em sua forma final, apresentando consistência teórica, coerência quanto às fundamentações e originalidade. Os manuscritos devem ser redigidos de modo claro e conciso. É imprescindível uma problematização do objeto abordado, que sirva de fio condutor para a argumentação do artigo, além de um debate conciso das referências mais relevantes para o assunto. Revisões da literatura são aceitas, desde que realizadas a partir de uma problematização.

Os subtemas de manuscritos submetidos à publicação deverão se concentrar em:

• Análise de Política Externa e Processos de Regionalização;
  • Teoria Política Clássica e Contemporânea;
  • Teoria Sociológica Clássica e Contemporânea;
  • Questões de Gênero;
  • Questões Raciais e Étnicas.

Estudantes de pós-graduação de instituições brasileiras ou estrangeiras cujas pesquisas se dedicam a temas de Sociologia, Ciência Política e Relações Internacionais estão convidados a submeter artigos acadêmicos à avaliação. Atualmente, o periódico funciona através do OJS, disponível em  sua página oficial, e lá se encontram todas as informações necessárias para submissão, bem como os membros da equipe editorial.

e-ISSN: 2238-3425 | Qualis B4 | Contato: cadernos@iesp.uerj.br | Instagram: @cadernos.iesp