Alumni

O programa Alumni IESP-UERJ

A mais nova sessão da página oficial do IESP-UERJ apresenta uma base de dados dos estudantes do Instituto, antigos e atuais. Esta base de dados coleta, organiza e apresenta informações fornecidas e atualizadas por nossos ex-estudantes e aqueles matriculados. Seu objetivo é manter a comunidade iespiana informada sobre os destinos e as atividades dos egressos e, ao mesmo tempo, reforçar as redes de trocas e seguir fomentando o sentido mais amplo de pertencimento a esta Casa com tanta história e tradição.


Depoimentos

O Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), onde tive a oportunidade de cursar mestrado e doutorado, foi responsável não só pela melhor formação acadêmica possível, mas também pessoal e profissional, por isso sou eternamente grato aos professores, colegas e funcionários pelo excelente ambiente acadêmico, pela possibilidade de enriquecer meus conhecimentos num espaço aberto ao pensamento crítico e ao debate de ideias. Carregarei com orgulho o nome do IESP para onde for, instituição que tanto admiro. O IESP também me permitiu ingressar no Laboratório de Análise Política Mundial (Labmundo), onde hoje sigo como pesquisador associado.
Leandro Carlos Dias Conde
Divisão de Cooperação Técnica Internacional da Coordenação-Geral de Articulação Internacional (Caint-Dicoi) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO)
Sem dúvida ter passado pelo IESP foi um marco na minha carreira profissional. Vivenciar o cotidiano da instituição e as trocas com o corpo docente e discente foram fundamentais para o amadurecimento da minha trajetória acadêmica. Além disso, o Instituto sempre foi exemplar no suporte às demandas administrativas dos alunos, o que é sem dúvida um diferencial da instituição. Recomendo aos futuros alunos vivenciar ao máximo as experiências do instituto, frequentar os espaços institucionais e extra-institucionais e fazer parte das iniciativas organizadas pelo corpo discente.
Fernanda Novaes Cruz
Núcleo de Estudos da Violência, Universidade de São Paulo
Fui aluna dos cursos de mestrado e doutorado em Sociologia do IESP e minha experiência não poderia ter sido melhor. Sou formada em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília e pensei que isso poderia ser um obstáculo, mas não foi. Encontrei professores muito disponíveis em me auxiliar, pude participar de eventos com referências da Ciências Sociais do Brasil e do mundo, tive a experiência de ajudar a fundar um grupo de pesquisa. Contei com a parceria de meus colegas, especialmente no doutorado e de um orientador atento. Não posso deixar de mencionar o cuidado de todos os funcionários administrativos da Casa, da Secretaria, Financeiro, Limpeza, Manutenção, Segurança e todos os demais que buscaram sempre facilitar nossa estada no Instituto. Tenho certeza de que minha passagem no IESP foi fundamental para que eu conseguisse uma boa posição como pesquisadora de pós-doutorado na Universidade de São Paulo logo após a defesa e espero conservar as parcerias que possuo com vários pesquisadores e pesquisadoras do Instituto.
Amanda Evelyn Cavalcanti de Lima
Universidade de São Paulo
Mais que um espaço de excelência e aprendizado, o IESP foi para mim também de um espaço acolhimento, de formação de redes e crescimento profissional. Destaco o apoio humano e estrutura financeira que a instituição consegue oferecer, como bolsas de pesquisa, ajuda de custo para participação em cursos e congresso. Além do clima de intimidade que instituição e seu corpo docente e de funcionários consegue oferecer. Foi a melhor experiência que eu tive como aluna.
Tássia Camila de Oliveira Carvalho
INMETRO