Alumni

O programa Alumni IESP-UERJ

A mais nova sessão da página oficial do IESP-UERJ apresenta uma base de dados dos estudantes do Instituto, antigos e atuais. Esta base de dados coleta, organiza e apresenta informações fornecidas e atualizadas por nossos ex-estudantes e aqueles matriculados. Seu objetivo é manter a comunidade iespiana informada sobre os destinos e as atividades dos egressos e, ao mesmo tempo, reforçar as redes de trocas e seguir fomentando o sentido mais amplo de pertencimento a esta Casa com tanta história e tradição.


Depoimentos

O Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), onde tive a oportunidade de cursar mestrado e doutorado, foi responsável não só pela melhor formação acadêmica possível, mas também pessoal e profissional, por isso sou eternamente grato aos professores, colegas e funcionários pelo excelente ambiente acadêmico, pela possibilidade de enriquecer meus conhecimentos num espaço aberto ao pensamento crítico e ao debate de ideias. Carregarei com orgulho o nome do IESP para onde for, instituição que tanto admiro. O IESP também me permitiu ingressar no Laboratório de Análise Política Mundial (Labmundo), onde hoje sigo como pesquisador associado.
Leandro Carlos Dias Conde
Divisão de Cooperação Técnica Internacional da Coordenação-Geral de Articulação Internacional (Caint-Dicoi) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO)
Sem dúvida ter passado pelo IESP foi um marco na minha carreira profissional. Vivenciar o cotidiano da instituição e as trocas com o corpo docente e discente foram fundamentais para o amadurecimento da minha trajetória acadêmica. Além disso, o Instituto sempre foi exemplar no suporte às demandas administrativas dos alunos, o que é sem dúvida um diferencial da instituição. Recomendo aos futuros alunos vivenciar ao máximo as experiências do instituto, frequentar os espaços institucionais e extra-institucionais e fazer parte das iniciativas organizadas pelo corpo discente.
Fernanda Novaes Cruz
Núcleo de Estudos da Violência, Universidade de São Paulo
Mais que um espaço de excelência e aprendizado, o IESP foi para mim também de um espaço acolhimento, de formação de redes e crescimento profissional. Destaco o apoio humano e estrutura financeira que a instituição consegue oferecer, como bolsas de pesquisa, ajuda de custo para participação em cursos e congresso. Além do clima de intimidade que instituição e seu corpo docente e de funcionários consegue oferecer. Foi a melhor experiência que eu tive como aluna.
Tássia Camila de Oliveira Carvalho
INMETRO
O IESP-UERJ me deu duas titulações - a de mestrado e a de doutorado em Ciência Política -, mas não só isso. Cheguei na casa em 2014, onde encontrei um espaço de convívio estimulante e algumas vezes desafiador. A instituição fica em uma bonita casa em Botafogo, que favorece a aproximação cotidiana entre estudantes e professores(as), dando oportunidades diárias de interação e aprendizado. Foi neste lugar que pude fazer algumas das minhas melhores parcerias de vida e de trabalho. É também nele que enxergo diversos privilégios acessíveis a quem quer uma formação de qualidade: boas aulas, muitos(as) docentes comprometidos(as) com orientações, grupos de pesquisa e edição de uma revista acadêmica de excelência. Recomendo.
Marcia Rangel Candido
IESP-UERJ
Ingressei no mestrado em 2010, ainda pelo antigo Iuperj, conclui meu doutorado em 2016 e desde 2012 sou pesquisadora do Labmundo. Assim, o IESP é um marco na minha formação e trajetória acadêmica por toda a sua contribuição, sejam aulas, eventos, publicações, oportunidades de pesquisa, contatos e colaborações com colegas. É um espaço acadêmico onde o debate de ideias e a colaboração entre docentes e discentes são especiais, indo para além da sala de aula e resultando em notáveis contribuições à ciência brasileira. Continuo como pesquisadora associada, sendo uma honra fazer parte dessa instituição de excelência, com histórico notável e de grande relevância acadêmica.
Danielle Costa da Silva
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Relações Internacionais e Defesa