VIII Seminário Discente e Ciclo de Palestras 2023.2: Marta Fernandez (IRI-PUC)

06/11/2023 — 14:00 - 17:00

O VIII Seminário Discente do Instituto de Estudos Sociais e Políticos e o Ciclo de Palestras IESP-UERJ 2023.2 promovem em conjunto a palestra Democracia e Política Externa: Enquanto houver racismo não pode haver democracia, ministrada pela Prof Marta Fernandez (IRI-PUC) na Sala Olavo Brasil.

Assista também ao vivo em nosso canal no YouTube!

Sobre a convidada:

Doutora em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI-PUC Rio), Marta Regina Fernandez Y Garcia é professora adjunta da mesma instituição e diretora do BRICS Policy Center. Bolsista de produtividade de pesquisa do CNPq Nível 2, é ainda editora brasileira da série Global Political Sociology (Palgrave Macmillan) e integrante do Conselho Consultivo e Pesquisadora associada do Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente (NIREMA/PUC-Rio). Como autora, publicou recentemente os artigos Potencialidades e desafios do novo governo Lula à democratização da política externa brasileira (com Jéser Abílio, CEBRI Revista n.5, 2023) e Crossed pandemics: Racism, police violence, and Covid-19 in Brazil and the United States (com Pedro Paulo dos Santos Silva, Review of International Studies v.49, n.4, 2023), entre outros. Suas principais áreas de interesse e publicações se concentram em: Teoria das Relações Internacionais, Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais, Estética, Relações raciais e de gênero, Cooperação Sul-Sul, Perspectivas críticas de desenvolvimento.

Intitulada Desigualdades e Representatividades: Alternativas e Debates, a edição de 2023 do Seminário Discente oferece palestras, oficinas e grupos de trabalho, com o objetivo de estimular, de forma aberta, a circulação de conhecimento, o fortalecimento dos espaços de pesquisa e a ampliação do diálogo da produção entre discentes dos mais variados campos do conhecimento científico. Mais informações sobre o seminário.

O Ciclo de Palestras IESP-UERJ 2023.2 conta com a curadoria dos professores José Szwako e Fabiano Santos, e com a assistência técnica de Jéssica Lôro.

06/11/2023
Evento Tags: