VIII Seminário Discente do IESP-UERJ

A comissão organizadora convida toda a comunidade acadêmica a participar do VIII Seminário Discente do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ), a ser realizado entre os dias 6 e 10 de novembro de 2023, de maneira presencial, na sede do Instituto.

Intitulada Desigualdades e Representatividades: Alternativas e Debates, a edição de 2023 oferecerá palestras, oficinas e grupos de trabalho, com o objetivo de estimular, de forma aberta, a circulação de conhecimento, o fortalecimento dos espaços de pesquisa e a ampliação do diálogo da produção entre discentes dos mais variados campos do conhecimento científico. A programação do evento contará com 10 minicursos ministrados por estudantes do IESP-UERJ e com 14 grupos de trabalho coordenados por pesquisadores da Casa e de outras instituições.

Acesse o cronograma completo das atividades

Palestras confirmadas:

Minicursos oferecidos:
CursoMinistrante(s):
Diplomacia dos Gramados: Os reflexos dos jogos de poder contemporâneos no futebol mundialNathalia de Oliveira Tavares (IESP-UERI) e Felipe Vidal Benvenuto Alberto (PPGRI-UERJ)
Dominando o Presente: Python e IA em Pesquisa CientíficaMatheus Pestana (FGV ECMI / IESP-UERJ)
A história dos conceitos como modalidade de pensamento político e metodologiaJoão Marcos Escano Duarte de Souza (IESP-UERJ)
Introdução à Análise de Conteúdo e Posicionamento Político IdeológicoPriscila Schmitz (IESP-UERJ) e Tayná Lima Paolino (PPGCS-UFRRJ)
Introdução à lógicaUlysses Ferraz (IESP-UERJ e IFCS-UFRJ)
Introdução a R para Cientistas SociaisLuana Calzavara (IESP-UERJ)
Métodos Digitais: Extraindo Dados de Redes Sociais sem CódigosMatheus Pestana (FGV ECMI / IESP-UERJ)
Pesquisa com imagens nas ciências sociaisAna Clara Chequetti (IESP-UERJ)
Pesquisando em campos conservadores: reflexões metodológicas sobre os desafios desse tipo de pesquisaJoão Gabriel Couri (IESP-UERJ) e Ana Carolina Castro (PPGCS-UFES e IESP-UERJ)
Visualização e análise de dados com ggplot2Ana Julia Guimarães (IESP-UERJ) e Ana Giulia Ricciardi Aldgeire (IRID/UFRJ)

Confira aqui os programas completos de todos os minicursos

Lista de GTs aprovados:
Grupo de Trabalho:Coordenação:
GT2. Organização Política e Ação ColetivaLuan Ferreira (IESP-UERJ) e Edson Mendes Júnior (DCP-UFF)
GT3. Métodos Computacionais em Ciências SociaisMatheus Pestana (IESP-UERJ) e Luana Calzavara (IESP-UERJ)
GT4. Repensando as Interpretações do BrasilJoão A. Macieira (IESP-UERJ) e Maria C. Tresoldi (IFCS-UFRJ)
GT5. Teoria, Método e Empiria no Pensamento Político BrasileiroWeslley Dias (IESP-UERJ) e Guilherme Mello (IESP-UERJ)
GT6. Emergência Climática, Direito dos Animais e Povos IndígenasLaís Martins (UNISINOS) e Elisa Hartwig (UNISINOS)
GT7. Políticas antigênero no BrasilAna Carolina Gonçalves (IESP-UERJ) e Talita Teixeira (IESP-UERJ)
GT8. Direito e Ciências SociaisAna Carolina Castro (UFES), Amanda Evelyn (USP) e Pedro Fernandes (IESP-UERJ)
GT9. Dinâmicas econômicas, crises e produção de desigualdadesAnanda Viana (IESP-UERJ) e Thais Silva (Museu Nacional – UFRJ)
GT10. Política Externa dos países latino-americanosStephanie Clemente (PPGRI-UERJ) e Ana Lucia Gonçalves (PPGRI-UERJ)
GT11. Racialização nas cidades brasileiras: temas, teorias e métodos emergentesIsaac Brandão (PPGS-UNICAMP) e Ana Clara Macedo (IESP-UERJ)
GT12. Desigualdade, Direitos Fundamentais e DemocraciaHenrique Queiroz (UFMG) e Guilherme Alcântara (UFMG)
GT13. Imaginário, representações e ideologias: novas abordagens e concepções em teoria socialPaulo Cesar Limongi (IESP-UERJ) e Bruna Bataglia (IESP-UERJ)
GT14. Sociologia da violência – práticas e agentesAline Lordelo (PPGD-UFRJ) e Danielle Tavares (PPGD-UFRJ)

Todas as notícias e documentos relacionados ao evento serão publicados inicialmente através do perfil oficial do Seminário Discente do IESP-UERJ no Instagram.