Nas sociedades complexas, quase todo tipo de comunicação é mediada. Como sabemos do clima, do câmbio do dólar, do discurso da presidente, do acordo entre Irã e Comunidade Europeia? A resposta é uma só: por meio da mídia. É dos meios de comunicação que nos vêm as informações a partir das quais tomamos nossas decisões, das mais triviais às mais decisivas.
A despeito dessa realidade óbvia, muitos analistas e publicistas desprezam o papel que as mídias têm na formação da opinião pública e, por conseguinte, nas dinâmicas políticas que sustentam o regime democrático. Tratam a forma e o conteúdo da comunicação como se fossem decorrências naturais dos fatos, como se o noticiado fosse realmente o ocorrido, da maneira como ocorreu. O objetivo deste curso desnaturalizar essa percepção comum dos meios de comunicação, mostrando como a construção da notícia é sempre um ato com propósito político.
Bibliografia elementar
Abreu, A. (2002) A Modernização da imprensa: (1970-2000). Zahar: Rio de Janeiro.
Biroli, F. (2007) Técnicas de poder, disciplinas do olhar: aspectos da construção do “jornalismo moderno” no Brasil. História, v. 26, n. 2, p. 118-43