Partnerships

O IESP-UERJ mantém diversos convênios, com instituições nacionais e internacionais, visando a ampliar e aprofundar a formação de seus discentes e docentes, além de constituir amplas redes de pesquisa e cooperação acadêmica. Veja abaixo as instituições conveniadas e os termos de cada acordo de cooperação.

América do Sul

Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP)

Concessão de sede social e abrigo físico à ABCP pela UERJ.

Centro de Pesquisa e Ensino em Ciências Sociais (CEPECS)

Implementação de projetos conjuntos visando à pesquisa, ao ensino, à extensão e ao desenvolvimento tecnológico na área de ciências sociais, com enfoque principal nas subáreas de Ciência Política e de Sociologia; organização, administração e cooperação na execução de atividades vinculadas a projetos de interesse comum de ambas as instituições.

Escola Superior de Guerra (ESG)

Cooperação acadêmica nas áreas de segurança internacional, pública, defesa e outras áreas.

Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso)

Intercâmbio institucional de docentes e de discentes de pós-graduação; desenvolvimento de atividades de ensino e de pesquisa relacionadas às areas de atuação das duas instituições.

Fundação Casa Rui Barbosa (FCRB)

Programa de cooperação para o intercâmbio de professores, pesquisadores e alunos, com vistas à produção de conhecimento e ao fortalecimento dos programas de pós-graduação de ambas as Instituições.

Instituto Serrapilheira e Fundação Arthur Bernardes

Levantamento sobre o perfil social de cientistas das ciências exatas no Brasil, especificamente nas ciências da natureza (biologia, geociências, física, química); ciência da computação e matemática. A pesquisa pretende definir os perfis sociais dominantes nas ciências brasileiras em termos de classe, raça e gênero, fornecendo uma base de dados para análises ulteriores da comunidade acadêmica e eventuais gestores de políticas públicas e privadas. Espera-se com isso não apenas proporcionar um diagnóstico da diversidade (ou de sua falta) nas ciências exatas brasileiras, mas também disponibilizar insumos para eventuais políticas mitigadoras dessas desigualdades.

Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

Termo de parceria para a valorização e difusão da cultura afro-brasileira.

Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat)

Desenvolvimento do Projeto de Doutorado Interinstitucional (DINTER} em Ciência Política, que visa à formação de recursos humanos para servidores da UNEMAT.

Universidad Nacional de San Martin (UNSAM) – Argentina

Acoordo de cooperação para intercâmbio Institucional de docentes, pessoal técnico administrativo e discentes da pós-graduação e graduaçã;, desenvolvimento de atividades de ensino e/ ou pesquisa, organização de simpósios, conferências e cursos de curta duração; promoção de atividades e eventos técnico-científicos e culturais abertos à população em geral; oferta de oportunidade de formação de docentes e pesquisadores, mediante criação de cursos especializados de alto nível; oferta de cursos de treinamento e reciclagem, bem como o incentivo à abertura de linhas de pesquisa interinstitucional associadas a programas locais de pós-graduação; promoção de publicações conjuntas; intercâmbio de informações pertinentes ao ensino e à pesquisa, em cada instituição.

Universidad de Santiago de Chile (USACH)

Intercâmbio acadêmico entre professores, especialistas, estudantes em estágio de ensino e formação, bem como, publicações conjuntas.

África

Stellenbosch University– África do Sul

Intercâmbio pedagógico para reforçar a formação já existente (mestrado e doutorado); intercâmbio de professores e pesquisadores; organização de projetos de pesquisa, de publicação e de eventos comuns.

University of Pretoria (UP) – África do Sul

Intercâmbio pedagógico para reforçar a formação já existente (mestrado e doutorado); intercâmbio de professores e pesquisadores; organização de projetos de pesquisa, de publicação e de eventos comuns.

América do Norte

El Colegio de Mexico (ColMex)

Realização de atividades conjuntas de pesquisa, começando com a ativação da rede de pesquisa em política externa comparada; Incentivo à visitação mútua de membros da equipe acadêmica; Intercâmbio de estudantes de graduação e de pós-graduação;Publicação de livros em espanhol e português por professores e pesquisadores de ambas as instituições; Intercâmbio a fim da participação em seminários e conferências; Intercâmbio de informações científicas sob a forma de publicações, materiais de ensino e outros resultados de ensino e pesquisa.

Universidad de Colima (UCOL) – México

Intercâmbio pedagógico reforçando a formação já existente (mestrado e doutorado), intercâmbio de professores e pesquisadores, organização de projetos de pesquisa, de publicação e de eventos comuns.

Europa

Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS) -Portugal

Intercâmbio institucional de docentes e discentes; desenvolvimento de atividades de ensino e/ou pesquisa, relacionadas às áreas de atuação dos Institutos; organização de simpósios, conferências, cursos de curta duração em áreas de pesquisa; promoção de atividades e de eventos técnico-científicos e culturais abertos à população em geral; oferta de oportunidade de formação de docentes e de pesquisadores, mediante criação de cursos especializados de alto nível; oferta de cursos de treinamento e reciclagem, bem como o incentivo à abertura de linhas de pesquisa interinstitucional associadas a programas locais de pós-graduação; promoção de publicações conjuntas; intercâmbio de informações pertinentes ao ensino e à pesquisa em cada instituição.

Freie Universitat – Alemanha

Intercâmbio contínuo de informações acerca das diversas áreas acadêmicas, cursos, programas de lienciatura e pós-graduação, assim como pesquisa e atividades de extensão.

Hamburger Institut für Sozialforschung (HIS) – Alemanha

Pesquisa colaborativa, ensino, treinamento, intercâmbio de professores e alunos de doutorado e outras atividades visando aprimorar ainda mais o programa e o relacionamento entre as instituições.

Sciences Po Bordeax – França

Intercâmbio pedagógico para reforçar a formação já existente a nível de mestrado ou de doutorado.

Sciences Po Paris – França

Intercâmbio pedagógico para reforçar a formação já existente ; intercâmbio de professores e de pesquisadores; organização de projetos de pesquisa e de eventos comuns.

Universidad Complutense de Madrid (UCM) – Espanha

Intercâmbio de professores e de pesquisadores, anualmente, para participarem de atividades academicas e de pesquisas, além de intercâmbio de alunos de mestrado e de doutorado entre as instituições.

Wissenschaftszentrum Berlin für Sozialforschung (WZB) – Alemanha

Pesquisas colaborativas, ensino, treinamento, intercâmbio de professores e de alunos de doutorado, além de outras atividades acordadas que aprimorem ainda mais o programa e a relação entre as Instituições.

Informações mais detalhadas sobre os convênios podem ser obtidas junto à Secretaria da Direção do Instituto (alessandra@iesp.uerj.br).