Este é um curso de introdução à economia política com particular destaque para o desenvolvimento do Estado de Bem-Estar Social e as políticas sociais em perspectiva comparada. O objetivo é ajudar alunas e alunos a compreender melhor não só as maneiras diferentes em que as nações têm respondido à questão social, mas também as forças econômicas e políticas que moldaram tais respostas.
Para tanto, serão abordados os seguintes aspectos: (i) como forças sociais organizadas, partidos políticos, grupos econômicos, pressões internacionais e as alterações demográficas têm moldado e transformado os regimes de welfare state; (ii) as políticas sociais adotadas no contexto de um projeto nacional de desenvolvimento. A primeira parte do curso fornece uma visão geral das forças históricas e teóricas que moldam prestação social contemporânea nos países ocidentais com um foco particular em países Europeus e nos Estados Unidos. A segunda dedica-se àquelas lições e modelos para examinar o quão bem eles “viajam” fora dos países desenvolvidos, com um foco especial na América Latina e no Brasil.
Bibliografia elementar
Coelho, V. (2003) A reforma da previdência social na América Latina. São Paulo: FGV Editora.
Draibe, S.; Henrique, W. (1988). Crise e gestão da crise: um balanço da literatura internacional. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol.3, n.6.