A Comissão de Seleção torna públicos os resultados do Prêmio de Teses e Dissertações do IESP-UERJ 2024. O concurso visa reconhecer a qualidade da produção de nossas comunidades docente e discente, selecionando os melhores trabalhos acadêmicos defendidos nos Programas de Pós-Graduação em Ciência Política e em Sociologia do Instituto de Estudos Sociais e Políticos em 2023.
As teses e dissertações selecionadas em primeiro lugar serão indicadas pelo Instituto ao Concurso Brasileiro ANPOCS de Obras Científicas e Teses Universitárias em Ciências Sociais 2024, e as melhores teses de doutorado ao Prêmio CAPES de Tese, além de serem publicadas pelo IESP-UERJ, caso não sejam premiadas pela ANPOCS. As teses classificadas em segundo lugar serão publicadas pelo Instituto no caso dos primeiros lugares serem premiados pelo Concurso da ANPOCS, e se houver disponibilidade de recursos para tal. Confira a lista dos trabalhos vencedores abaixo:
Teses de Doutorado defendidas em 2023
Programa de Pós-Graduação em Ciência Política:
- Melhor Tese de Doutorado: Capacidade digital do Estado: conceito, trajetória histórica e evidências empíricas, defendida por Yago de Souza Paiva e orientada pelo Prof. Renato Raul Boschi.
- 2º lugar: Political risk and the politics of risk: perceptions and interferences by the rating agencies in Brazil and Argentina, defendida por Pedro Lange Netto Machado e orientada pelo Prof. Luiz Fernando de Paula.
- 3º lugar: Análise de Política Externa Feminista: uma contribuição metodológica para a verificação de congruência entre normas e práticas políticas, defendida por Bruna Soares de Aguiar, orientada pela Prof. Enara Echart Muñoz e coorientada pelo Prof. Carlos R. S. Milani.
Programa de Pós-Graduação em Sociologia:
- Melhor Tese de Doutorado: Os “Guetos” ocupacionais no Brasil: uma análise da segregação ocupacional por gênero e raça entre os anos de 1976 e 2015, defendida por Natália Leão Siqueira, orientada pelo Prof. Carlos Antonio Costa Ribeiro e coorientada pelo Prof. Rogério Jerônimo Barbosa.
- 2º lugar: Os advogados do agronegócio no Brasil: a mobilização de advogados na construção de um novo mercado jurídico, defendida por Ana Carolina de Sousa Castro e orientada pelo Prof. Fernando Fontainha.
- 3º lugar: A assim chamada “reforma” trabalhista brasileira e as dinâmicas de justificação jurídica de um processo social expropriatório, defendida por Bruna da Penha de Mendonça Coelho e orientada pelo Prof. Adalberto Cardoso.
Dissertações de Mestrado defendidas em 2023
Programa de Pós-Graduação em Ciência Política:
- Melhor Dissertação de Mestrado: Nonhuman animals and the limits of contractualism, defendida por Tiago Zeitone Gomes de Amorim e orientada pela Prof. San Romanelli Assumpção.
- 2º lugar: A influência ruralista na política externa do governo Bolsonaro, defendida por Eduardo Morrot Coelho Madureira e orientada pela Prof. Letícia de Abreu Pinheiro.
- 3º lugar: A capital-sol do Império: ideias mudancistas na construção intelectual do Estado Nacional brasileiro (1808 – 1877), defendida por Guilherme Jesus Pires de Mello e orientada pelo Prof. Christian Lynch.
Programa de Pós-Graduação em Sociologia:
- Melhor dissertação: A guerra que tem rosto de mulher: a rotinização da violência a partir das infraestruturas na Cisjordânia palestina, defendida por Giovanna Lucio Monteiro Ferreira, orientada pela Prof. Palloma Valle Menezes e coorientada por Simone da Silva Ribeiro Gomes (Ifisp-UFPel).
- 2º lugar: Transições no feminino: a transição escola-trabalho em um contexto de expansão educacional e entrada de mulheres no mercado, defendida por Carolina de Medeiros Queiroz, orientada pelo Prof. Rogério Jerônimo Barbosa e coorientada por Flávio Carvalhaes (IFCS-UFRJ).
A Comissão de Seleção de 2024 foi composta pelos docentes Paulo Henrique Cassimiro (presidente), Carlos Antônio Costa Ribeiro e Pedro Villas Bôas Castelo Branco.