A Comissão de Seleção torna públicos os trabalhos vencedores do Prêmio de Teses e Dissertações do IESP-UERJ 2023. O concurso visa reconhecer a qualidade da produção de nossas comunidades docente e discente, selecionando os melhores trabalhos acadêmicos defendidos nos Programas de Pós-Graduação do Instituto em 2022. As teses e dissertações selecionadas em primeiro lugar serão indicadas pelo Instituto ao Concurso Brasileiro ANPOCS de Obras Científicas e Teses Universitárias em Ciências Sociais 2022, e as melhores teses de doutorado ao Prêmio CAPES de Tese, além de serem publicadas pelo IESP-UERJ, caso não seja premiada pela ANPOCS. Confira os vencedores abaixo, ou clique nos links para acessar as atas de divulgação dos resultados.
Teses de Doutorado defendidas em 2022
Programa de Pós-Graduação em Ciência Política:
- Melhor Tese de Doutorado: A economia política dos Estados de bem-estar tardios sob a globalização: uma comparação entre América Latina e Leste Asiático, defendida por Pedro Mendes Rufino Barbosa e orientada pelo Prof. Fabiano Santos.
- 2º lugar: O papel esquecido do Poder Legislativo na trajetória das políticas de transferência de renda no Brasil, defendida por Pedro Bras Martins da Costa e orientada pela Prof Argelina Cheibub Figueiredo. A tese será publicada pelo IESP-UERJ, caso o primeiro lugar seja premiado pelo Concurso da ANPOCS, e se houver disponibilidade de recursos para tal.
- 3º lugar: Trajetórias que se encontram: Análise comparativa da inserção do Brasil e da África do Sul em seus Entornos Regionais (1998-2018), defendida por Murilo Gomes da Costa e orientada pela Prof. Maria Regina Soares de Lima.
Programa de Pós-Graduação em Sociologia:
- Melhor Tese de Doutorado: Imaginário, subjetividade e hegemonia no pensamento pós-marxista: contribuição para uma renovação teórica da análise política, defendida por Francisco Julião Marins Bedê e orientada pelo Prof. José Maurício Domingues.
- 2º lugar: SOBRE O CORRE DA ARTE. Uma etnografia dos futuros vividos e do ganhar a vida na cidade do Rio de Janeiro, defendida por Marcos Vinicius Lopes Campos e orientada pela Prof. Mariana Cavalcanti. A tese será publicada pelo IESP-UERJ, caso o primeiro lugar seja premiado pelo Concurso da ANPOCS, e se houver disponibilidade de recursos para tal.
- 3º lugar: As fronteiras da violência política: Movimentos sociais, militares e as representações sobre a ditadura militar (1970-1988), defendida por Lucas Pedretti Lima e orientada pelo Prof. José Szwako.
Dissertações de Mestrado defendidas em 2022
Programa de Pós-Graduação em Ciência Política:
- Melhor Dissertação de Mestrado: Parlamentares no ambiente digital: A influência das novas tecnologias de comunicação online no comportamento dos deputados federais, defendida por Ingrid Peregrini Pacheco Pimentel e orientada pelo Prof. João Feres Júnior.
- 2º lugar: Por que grupos merecem mais espaço na representação política? Uma revisão sistemática da bibliografia recente, defendida por Julia Teixeira Hirsle e orientada pelo Prof. Luiz Augusto Campos.
Programa de Pós-Graduação em Sociologia:
- Melhor dissertação: “Ideologia de gênero” na Câmara dos Deputados: disputas, apropriações e ampliação da ofensiva (2011-2021), defendida por Clarissa Pains Silva e orientada pelo Prof. Breno Bringel.
- 2º lugar: Mobilidade Intergeracional considerando a estrutura familiar: como o status social da Mãe modera o efeito da ausência paterna, defendida por Natalia da Silva Barcelos e orientada pelo Prof. Carlos Antônio Costa Ribeiro.
A Comissão de Seleção de 2023 foi composta pelos docentes José Maurício Domingues (presidente), Mariana Cavalcanti e Paulo Cassimiro.