Trabalhos defendidos no IESP-UERJ finalistas do Concurso ANPOCS de Teses e Dissertações

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) divulgou a lista de trabalhos acadêmicos finalistas da edição de 2024 do Concurso Brasileiro ANPOCS de Obras Científicas e Teses Universitárias em Ciências Sociais, e o IESP-UERJ recebe com orgulho a notícia de que é representado por dois trabalhos defendidos nos programas de pós-graduação da Casa.

A lista de finalistas da categoria dedicada a dissertações de mestrado contempla o trabalho  A guerra que tem rosto de mulher: a rotinização da violência a partir das infraestruturas na Cisjordânia palestina, defendido por Giovanna Monteiro-Macedo no Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Instituto, sob orientação da Prof. Palloma Valle Menezes e coorientação de Simone da Silva Ribeiro Gomes (Ifisp-UFPel). Entre as teses de doutorado finalistas, foi selecionada a tese Capacidade digital do Estado: conceito, trajetória histórica e evidências empíricas, defendida por Yago de Souza Paiva no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e orientada pelo Prof. Renato Raul Boschi. Ambos os trabalhos foram indicados ao concurso pelas respectivas coordenações dos PPGs após vencerem o Prêmio de Teses e Dissertações do IESP-UERJ 2024.

Concedida pela Associação anualmente, a premiação tem por objetivo incentivar a produção científica e cultural no país e assegurar a difusão dos trabalhos de excelência acadêmica e intelectual. O resultado final do concurso será divulgado no dia 18 de outubro de 2024, em sessão especial durante o 48ª Encontro Anual da ANPOCS.

Confira a lista completa de finalistas na página da ANPOCS