A revista Quatro Cinco Um publicou uma lista de 20 livros para serem lidos no contexto das eleições de brasileiras de 2022, na qual foram incluídas as publicações Dicionário dos negacionismos no Brasil (CEPE, 2022) , organizada pelo professor de Sociologia do IESP-UERJ José Szwako com José Luiz Ratton (UFPE), e O populismo reacionário: ascensão e legado do bolsonarismo ( Contracorrente, 2022), de autoria dos professores Christian Lynch e Paulo Henrique Cassimiro.
Aqui, reunimos vinte títulos que ajudam a pensar um projeto de Brasil mais justo, inclusivo, sustentável e próspero. Na seleção estão títulos que exploram o imaginário político das mulheres brasileiras, o papel dos algoritmos na desigualdade e de que são constituídas as ideias de populismo, negacionismo e fascismo, além de outros temas que ajudam a entender o que está em jogo na disputa eleitoral de 2022 — e como chegamos até aqui.
Confira a lista completa na página oficial da Quatro Cinco Um.
O Dicionário dos negacionismos no Brasil reúne mais de 100 verbetes relacionados a negacionismos, ataques às ciências e à democracia, passando por diversos campos como medicina, política, cultura, sociedade e economia, formando um panorama crítico necessário e urgente. Os professores Carlos Milani, Christian Lynch, Luiz Augusto Campos e Paulo Henrique Cassimiro colaboraram com o volume, junto a especialistas de instituições nacionais e estrangeiras. A obra pode ser adquirida na página oficial da CEPE.
Em análise aguda do contexto político nacional contemporâneo – sem, contudo, desconsiderar o cenário internacional –, O populismo reacionário: ascensão e legado do bolsonarismo empreende uma verdadeira radiografia do populismo radical de direita do governo bolsonarista. A obra pode ser adquirida na página oficial da Contracorrente.