Mensalidade não é solução para universidade pública – Artigo de Luiz Augusto Campos

O Prof. Luiz Augusto Campos, coordenador do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (Gemaa) publicou o texto de opinião Mensalidade não é solução para universidade pública no jornal O Globo. No artigo, o professor analisa o contexto nos quais surgem propostas de cobrança de mensalidades pelas instituições de ensino superior brasileiras e compara com o modelos de financiamento estrangeiros.

Em resumo, a cobrança de mensalidades não resolve o problema de financiamento do ensino superior, produz uma dívida impagável e aumenta as desigualdades internas ao sistema. É bem verdade que continua sendo injusto que os filhos das classes mais abastadas ainda se beneficiem de um ensino superior gratuito e de qualidade. Mas isso se aplica a quase todos os serviços públicos gratuitos, como o SUS ou a Seguridade Social. Nesse caso, seria muito mais eficiente a implantação de um sistema tributário efetivamente progressivo, com as classes mais altas redestinando uma maior parte de sua renda e riqueza excedentes em benefício dos mais desprovidos.

Leia a íntegra do texto na página d’O Globo.