Livro de Rafael Moura recebe Menção Honrosa no Prêmio do Livro ICAS 2023

A International Convention of Asia Scholars (ICAS) reconheceu o livro Industrialização, Desenvolvimento e Emparelhamento Tecnológico no Leste Asiático: Os casos de Japão, Taiwan, Coreia do Sul e China (Editora D, 2022), escrito pelo pesquisador Rafael Moura (FCE-UERJ), com Menção Honrosa no Prêmio do Livro ICAS 2023 (IBP). Oferecida com o apoio da Casa Ásia, a premiação destacou publicações que tenham promovido o campo de Estudos Asiáticos entre os anos de 2021 e 2023.

Confira a lista completa de vencedores.

Desenvolvido a partir da Tese de Doutorado defendida pelo autor no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do IESP-UERJ, em 2021, o livro teve lançamento promovido na sede do Instituto, em março de 2022. Com a notícia da láurea, o autor gostaria de agradecer, em particular a seus orientadores, o Prof. Renato Raul Boschi e o Prof. Luiz Fernando de Paula. Além de doutor e mestre pela Casa, o Prof. Moura é ainda coordenador do Grupo de Estudos de Economia Política (GEEP), tendo ministrado no PPGCP a disciplina Economia Internacional em Mutação: De Bretton Woods à Globalização Financeira, em colaboração com o Prof. de Paula, no primeiro semestre de 2023.

A obra fornece ao leitor uma análise histórica das trajetórias de desenvolvimento de Japão, Taiwan, Coreia do Sul e China durante seus ciclos de alto crescimento e emparelhamento tecnológico com relação às grandes potências do Ocidente, mapeando os atores políticos, os desenhos institucionais dos regimes produtivos e os fatores geopolíticos mais relevantes ao longo de tais processos. Ao mesmo tempo, também esmiuça as semelhanças e as diferenças entre essas quatro experiências a partir de uma metodologia qualitativa, descritiva e comparativa. Este estudo se dá mediante um arcabouço teórico-analítico composto por quatro literaturas principais: a dos mercantilistas ou “desenvolvimentistas pré-disciplina”; a da Economia do Desenvolvimento do Pós-Guerra; a do Estruturalismo Cepalino; e a do Estado Desenvolvimentista do Leste Asiático (EDLA), emergente nos anos 1980. Já os recortes temporais dos distintos casos, por fim, compreenderão seus ciclos de catching-up, saindo de paradigmas de predominância agrária para outro, de modernas potências industriais.

O livro se encontra disponível para download gratuito na página oficial da Associação Latino-Americana de Ciência Política (Alacip).