O livro Economia Brasileira na Encruzilhada: Ensaios sobre Macroeconomia, Desenvolvimento Econômico e Economia Bancária (Appris, 2022), organizado pelo Prof. Luiz Fernando de Paula, foi reconhecido pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon) com a segunda colocação no XXIX Prêmio Brasil de Economia, na categoria Livro de Economia.
A coletânea foi laureada junto com outras publicações da área durante a solenidade de encerramento do XXV Congresso Brasileiro de Economia. Entregue anualmente pelo Cofecon, desde a segunda metade da década de 80, o Prêmio Brasil de Economia reconhece trabalhos em quatro categorias: Livro de Economia, Artigo Técnico/Científico, Artigo Temático e Monografia de Graduação.
Economia Brasileira na Encruzilhada reúne artigos que trazem uma contribuição original à compreensão da evolução da economia brasileira nos últimos 20 anos, com destaque para seus determinantes e para os dilemas enfrentados nesse período. A originalidade decorre tanto da abordagem teórica adotada — heterodoxa (pós-keynesiana) e desenvolvimentista (estruturalista) — que permite a apreensão das especificidades de uma economia capitalista periférica, como a brasileira, assim como dos três temas abrangidos (desenvolvimento, macroeconomia e setor bancário), que são fundamentais para essa compreensão, mas, em geral, são tratados de forma separada na literatura.
A obra pode ser adquirida na página oficial da Appris.
Em 2022, o GEEP promoveu o lançamento do livro com uma mesa de discussão apresentada na Sala Olavo Brasil, composta pelo autor, pelos professores do IESP-UERJ Fernando Fontainha e Fabiano Santos , e pelos pesquisadores convidados Carmem Feijó (Faculdade de Economia da UFF) e Elias Jabbour (Faculdade de Ciências Econômicas da UERJ).