Lançamento de “Estado de exceção, populismos e a militarização da política na pandemia da COVID-19”, coordenado por Carina Gouvêa, Isabela Bezerra Costa e Pedro Villas Bôas Castelo Branco

A Editora Casa do Direito está lançando a coletânea Estado de exceção, populismos e a militarização da política na pandemia da COVID-19, coordenada pelo Prof. Pedro Villas-Bôas Castelo Branco, coordenador do Laboratório de Estudos Políticos de Defesa e Segurança Pública (LEPDESP), com Carina Barbosa Gouvêa e Isabela Maria Bezerra Costa, pesquisadoras do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Pernambuco (PPGD-UFPE). A publicação conta com artigos de mais de 20 pesquisadores.

Embora a produção de trabalhos sobre o estado de exceção nas democracias modernas e contemporâneas seja elevada, hoje ainda é escassa literatura dedicada às ameaças que os governos democráticos precisam encarar quando estão diante da militarização e de movimentos populistas. Justamente aí reside um traço paradoxal: se de um lado o estado de exceção cria as condições para um regime populista tentar se perpetuar, por outro lado, são medidas excepcionais que podem salvaguardar os direitos fundamentais e restaurar e estabilidade democrática. A obra aborda este e outros assuntos à luz de diferentes marcos teóricos e experiências nacionais e internacionais.

Adquira o livro na página da Casa do Direito.