IESP-UERJ nos 200 anos de independência do Brasil

Em função da marca representada pelo bicentenário da proclamação da independência do Brasil, o Instituto de Estudos Sociais e Políticos, seu corpo docente e pesquisadores associados, programaram um conjunto atividades com o objetivo de contribuir para o estudo e a reflexão a respeito do significado da efeméride e dos processos transformativos desencadeados há 200 anos que reverberam até hoje.

Entre os dias 14 e 16 de setembro, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Teoria Política e Pensamento Político Brasileiro (Beemote) promove o seminário Visões da Independência no Pensamento Político Brasileiro. Organizado pelos professores Paulo Henrique CassimiroChristian Lynch e pela pesquisadora Lidiane Rezende Vieira, doutora em Ciência Política pelo Instituto, o evento reunirá pesquisadores brasileiros e estrangeiros das ciências sociais, da história, do direito e das relações internacionais para discutir o lugar da Independência na reflexão sobre o Brasil.

No segundo semestre, a Prof. Letícia Pinheiro, coordenadora do Núcleo de Estudos Atores e Agendas de Política Externa (Neaape), publica o livro Portugal-Brasil – encontros e desencontros. Coautoria com a pesquisadora Carmen Fonseca (FCSH – Universidade Nova Lisboa), a obra é uma publicação da Fundação Manuel dos Santos.