Lançamento do novo “Atlas da Política Externa Brasileira” do LABMUNDO

Compartilhar

O Laboratório de Análise Política Mundial do IESP-UERJ (LABMUNDO) está lançando o Atlas da Política Externa Brasileira: Governos Temer e Bolsonaro (CLACSO/RioBooks, 2026), nova publicação desenvolvida por seu Ateliê de Cartografia ao longo dos últimos quatro anos, dando continuidade à série de publicações iniciada em 2014. Coeditado pelo Conselho Latino-americano de Ciências Sociais  (CLACSO) e pela Rio Books, o livro contou com a coordenação dos egressos do Instituto Rubens de S. Duarte (IMM-ECEME), Magno Klein (IRID-UFRJ), Niury Novacek e do Prof. Carlos R. S. Milani, coordenador emérito do Laboratório.

Retratando um período decisivo da história recente do país por meio da cartografia temática aplicada às Relações Internacionais, esta obra pretende cumprir o desafio de analisar momentos-chave da inserção internacional do Brasil com uma linguagem acessível e sem perder a profundidade científica. Com o uso de representações visuais instigantes e criativas, como mapas e infográficos, seus capítulos atravessam os principais temas da política externa brasileira dos últimos anos a partir de uma perspectiva transdisciplinar, analisando um dos momentos mais críticos da história diplomática do Brasil.

Produzido com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), o Atlas da Política Externa Brasileira: Governos Temer e Bolsonaro está disponível para download gratuito na biblioteca virtual do CLACSO. A versão física da publicação se encontra em pré-venda na página oficial da Rio Books.

Acesse a versão digital do Atlas na página do CLACSO

Atualizações da newsletter

Insira seu endereço de e-mail abaixo e inscreva-se em nossa newsletter.