VETPPPB: Dia de abertura

06/07/2022 — 09:00 - 19:00

O Instituto de Estudos Sociais e Políticos abriga a quinta edição do Encontro de Teoria Política e Pensamento Político Brasileiro.

No primeiro dia do evento, pesquisadores e demais interessados no tema podem assistir presencialmente Conferência de Abertura e às duas primeiras mesas de discussão, além da apresentação de dois Grupos de Trabalho. Todas as mesas serão transmitidas online ao vivo no canal Seminários – IESP no YouTube.
PROGRAMAÇÃO:
GT 1 – Teoria Normativa:
  • Tarcísio Amorim (Universidade do Minho) – Acessando razões morais religiosas por meio de transformações cognitivas em esquemas de racionalidade: uma concepção pragmatista de democracia deliberativa.
  • Ulysses Ferraz (IESP-UERJ/UFRJ) – Justiça como equidade intergeracional: uma proposta de reformulação dos princípios rawlsianos em face de novas circunstâncias de justiça.
  • Gabriel Garcia (USP) – Rawls, Tomasi e as liberdades econômicas.
  • Felipe Ferreira (UFSC) – Basilar, desnecessário ou danoso: qual o papel da teoria ideal para a teoria e ação política? – Um balanço entre a teoria analítica da justiça de John Rawls, a abordagem comparativa da justiça de Amartya Sen e a Teoria Crítica.
  • Caio Mota (UEL) – “Self-ownership” e propriedade privada: o conflito normativo sobre direitos de propriedade privada e a justiça distributiva no libertarianismo de direita e de esquerda.
  • Debatedor: Sebastián Rudas (UFU)
  • Coordenação: Lilian Sendretti (USP).

GT 5 – Pensamento Político Brasileiro e Latino-americano:

Sessão 1 – Estado, ideologias e circulação de ideias:

• Renato Ferreira Ribeiro, José Augusto de Souza (UFSCar) – Recepções do fascismo no Brasil no contexto da Revolução de 1930.
  • Fabio Gentile (UFC) – Ecos do fascismo no Brasil de Getúlio Vargas (1930 – 1954).
  • Ângelo Remédio Neto (IESP-UERJ) – O conceito de Revolução Brasileira em Azevedo Amaral.
  • Thiago Babo (USP) – O conceito de Estado no pensamento político de Oliveiros S. Ferreira.
  • André Silva de Oliveira (UFPE) e Celso Coelho Vaz (UFPA) – Ruy Fausto e a improvável reconstrução da esquerda.
  • Debatedor: Jorge Chaloub (UFRJ).
  • Coordenação: Paulo Henrique Cassimiro (IESP-UERJ).

13:00 – 13:30 – Abertura do V Encontro:
YouTube player

13:30 – 16:00 – MESA 1 Interpelando o contemporâneo: desafios e agendas para a teoria política:
YouTube player
  • Cícero Araújo (USP) – Política em tempos turbulentos: o estranho e a curvatura do espaço normativo.
  • Paulo Henrique Cassimiro (IESP-UERJ) – A história do pensamento pode realmente nos ajudar a entender o presente? Notas teóricas e metodológicas a partir do estudo da extrema-direita.
  • Marcelo Jasmin (PUC-RJ) – Algumas sugestões de pesquisa: o antropoceno e a inteligência artificial.
  • João Feres Jr. (IESP-UERJ) – Bolsonarismo: para além do discurso.
  • Moderação: Ingrid Cyfer (Unifesp).

16:30 – 19:00 – MESA 2 (Re)pensando a história do pensamento político: problemas de interpretação, agendas contemporâneas:
YouTube player
  • Ricardo Silva (UFSC) – O problema do Império no republicanismo de Maquiavel.
  • Eunice Ostrensky (USP) – Tirania e despotismo na “Reivindicação dos direitos da mulher”, de Mary Wollstonecraft.
  • Felipe Freller (UFSCar) – O liberalismo entre a despolitização e o primado do político na instituição do social: as leituras de Gauchet e Rosanvallon sobre o liberalismo clássico.
  • Ronaldo Tadeu Souza (USP) – Herdeiros de Hannah Arendt na Teoria Política Contemporânea: a questão da Democracia em Giorgio Agamben e Seyla Benhabib.
  • Moderação: Bernardo Ferreira (UERJ).

Clique aqui para acessar a programação completa

06/07/2022
, ,