

- Este evento já passou.
Seminário “Inovações democráticas na América Latina”
29 julho — 18:00 - 31 julho — 11:00
O Instituto de Estudos Sociais e Políticos e a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) promovem, em conjunto, o seminário Inovações democráticas na América Latina: movimentos sociais, povos indígenas e comunidades tradicionais, parte da programação da Participedia Outreach School – Rio 2025. O seminário oferece três mesas redondas reunindo, na sede do IESP-UERJ e na Casa de Rui Barbosa, especialistas vinculados a diversas instituições do Brasil e do continente sul-americano.


Movimentos sociais, povos indígenas e comunidades tradicionais, por toda a América Latina e sua diáspora, criam criativamente inovações democráticas em resposta a déficits democráticos, autoritarismo e violência estatal, extração ambiental e as realidades do (neo)colonialismo e imperialismo. Essas práticas em evolução, baseadas em conhecimento e necessidades impulsionadas pela comunidade, permanecem sub-representadas, dispersas e marginalizadas nos ecossistemas do pensamento e da prática democrática. O seminário pretende ajudar a mobilizar esses conhecimentos por meio de um consórcio de líderes de pensamento e prática.
Programação:
29 de julho, terça-feira; às 18h, no IESP-UERJ – Mesa 1: Descolonizando o conhecimento e as práticas democráticas
- Luciana Ballestrin (IFISP-UFPel)
- Mary Castro (UFBA)
- Coordenação e Debates: Andrea Lopes Costa (EM-UNIRIO) e Paulo Henrique Cassimiro
(IESP-UERJ) - Foco: examinar como os frameworks decoloniais podem reformular o conhecimento e as práticas democráticas, com ênfase na produção de conhecimento, dinâmicas de poder e transformação educacional.
30 de julho, quarta-feira; às 18h, no IESP-UERJ – Mesa 2: Liderança interseccional e Governança Democrática
- Ana Laura de Giori (FCS-UdelaR – Uruguai)
- Teresa Sacchet (IFCH-UFRGS)
- Clarisse Goulart Paradis (IHLM-UNILAB)
- Coordenação e Debates: José Szwako (IESP-UERJ) e Talita Tanscheit (DCIS/PUC-Rio)
- Foco: explorar a interseção de gênero, raça, classe e identidades culturais na criação de modelos de governança inclusiva.
31 de julho, quinta-feira; às 9h, na Casa de Rui Barbosa – Mesa 3: Futuros Digitais para Governança Participativa
- Alejandro Olivares (Universidad de Chile)
- Rafaela Lima (AIC)
- Hannah Maruci (CEBRAP)
- Coordenação e Debates: Gabriela Rosa (UFSCAR) e Ricardo Fabrino Mendonça (FAFICH-UFMG)
- Foco: investigar os potenciais e desafios das ferramentas digitais na governança participativa e na defesa de direitos.
O seminário Inovações democráticas na América Latina: movimentos sociais, povos indígenas e comunidades tradicionais é uma realização do Instituto com a Fundação Casa de Rui Barbosa, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
