Minicursos do VIII Seminário Discente do IESP-UERJ: Dia 3

09/11/2023 — 09:00 - 17:00

A comissão organizadora convida toda a comunidade acadêmica a participar do VIII Seminário Discente do Instituto de Estudos Sociais e Políticos , realizado de maneira presencial entre os dias 6 e 10 de novembro de 2023, na sede do Instituto.

Programação do 3º dia de minicursos:

Entre 9h e 12h:

A História dos Conceitos como modalidade de pensamento político e metodologia, ministrado por João Marcos Escano Duarte de Souza (IESP-UERJ) na Sala Carlos Hasenbalg:

• O curso tem como objetivos principais introduzir a História dos Conceitos na condição de ferramenta metodológica; Demonstrar de que maneira a HC se relaciona com outras escolas de pensamento; Apontar vantagens epistemológicas e as limitações da HC; Explorar a hipótese levantada por Kari Palonen sobre a HC como modalidade indireta de teoria política; Observar, a partir dos usos da HC no Brasil e em outros países de língua românica, como a metodologia se aplica e se adapta à realidade da língua portuguesa.
  • Conteúdo programático: Introdução à História dos Conceitos; Debates entre a HC e outras escolas de pensamento; Crítica e Pensamento Político; A HC ao redor do mundo.
Entre 14h e 17h:

Dominando o presente: Python e IA em Pesquisa Científica, ministrado por Matheus Pestana (FGV ECMI e IESP-UERJ) na Sala Olavo Brasil:

• O curso tem como principais objetivos Introduzir os participantes à linguagem de programação Python, familiarizar os alunos com a plataforma Hugging Face, e suas principais funcionalidades, e ensinar a utilização de pipelines para facilitar a aplicação de modelos de IA.
  • Conteúdo programático: Introdução ao Python; Hugging Face e Modelos Pré-treinados; Pipelines: Facilitando a Aplicação da IA; Tarefas Avançadas com Hugging Face; Introdução ao Whisper.

Introdução à lógica, ministrado por Ulysses Ferraz (IESP-UERJ e IFCS-UFRJ) na Sala Marcus Figueiredo:

• O objetivo do minicurso é apresentar alguns sistemas de inferência que auxiliem na interpretação, reconstrução e avaliação de argumentos tendo em vista a análise da sua validade ou invalidade. A partir da exposição de noções básicas do estudo das lógicas formal e informal, espera-se que as/os alunas/os despertem o interesse nesse campo do conhecimento, que pode ser entendido como uma ferramenta de metodologia analítica para pesquisas, debates e trabalhos acadêmicos.
  • Conteúdo programático: Introdução;. Lógica proposicional; Lógica de predicados de primeira ordem; Lógica informal.

Visualização e análise de dados com ggplot2 no R, ministrado por Ana Julia Guimarães (IESP-UERJ) e Ana Giulia Aldgeire (IRID-UFRJ) na Sala Carlos Hasenbalg:

• Os principais objetivos do curso são capacitar os participantes a utilizar o R e o pacote ggplot2 para manipular bancos de dados complexos e criar visualizações gráficas de alta qualidade; Apresentar a possibilidade de produzir linhas de pesquisas da área das ciências humanas usando métodos quantitativos e qualitativos através da linguagem de programação; Promover a compreensão da importância da visualização de dados e de suas correlações na produção de uma análise crítica nas pesquisas científicas.
  • Conteúdo programático: Introdução ao R e ao pacote ggplot2; Importação e limpeza dos bancos de dados utilizados nas pesquisas das autoras; Análise das variáveis e mapeamento das possíveis correlações entre os dados; Apresentação e interpretação dos diferentes tipos de gráficos produzidos com ggplot2 e suas possíveis utilizações dentro das áreas de conhecimento; Personalização dos gráficos com temas, cores e estilos diferentes;

Confira aqui os programas completos de todos os minicursos.

Intitulada Desigualdades e Representatividades: Alternativas e Debates, a edição de 2023 do Seminário Discente oferece palestras, oficinas e grupos de trabalho, com o objetivo de estimular, de forma aberta, a circulação de conhecimento, o fortalecimento dos espaços de pesquisa e a ampliação do diálogo da produção entre discentes dos mais variados campos do conhecimento científico. Mais informações sobre o seminário.

09/11/2023
, , , ,