Minicursos do VIII Seminário Discente do IESP-UERJ: Dia 2

08/11/2023 — 14:00 - 17:00

A comissão organizadora convida toda a comunidade acadêmica a participar do VIII Seminário Discente do Instituto de Estudos Sociais e Políticos , realizado de maneira presencial entre os dias 6 e 10 de novembro de 2023, na sede do Instituto.

Programação do 2º dia de minicursos:

Entre 14h e 17h:

Introdução à análise de conteúdo e posicionamento político e ideológico, ministrado por Priscila Schmitz (IESP-UERJ) e Tayná Lima Paolino (PPGCS-UFRRJ) na Sala Marcus Figueiredo:

• O curso tem como principal objetivo apresentar, de modo simplificado, os principais eixos metodológicos da Análise de Conteúdo, assim como a prática da codificação e a realização de uma Análise de Conteúdo Categorial (quali e quanti). Além disso, busca-se familiarizar os pesquisadores com a ferramenta Comparative Manifesto Project (CMP-MARPOR).
  • Conteúdo programático: Introdução à Análise de Conteúdo (AC); Abordagens qualitativas e quantitativas; Etapas do processo da AC; Coleta e seleção de dados; Codificação e categorização de dados; Relatório e interpretação dos dados; Novas abordagens de AC – Comparative Manifesto Project (CMP-MARPOR).

Introdução ao R para cientistas sociais, ministrado por Luana Calzavara (IESP-UERJ) na Sala Olavo Brasil:

• O curso tem como objetivo fornecer bases da programação aos cientistas sociais de forma que estes adquiram maior autonomia no processo de aprendizagem. Com o R, a finalidade principal é que o aluno tenha um primeiro contato com a ferramenta, se ambiente ao RStudio e tenha conhecimentos de algumas de suas funções e seja capaz de produzir estatísticas descritivas.
  • Conteúdo programático: Construção de algoritmos, controle do fluxo, operadores, tipos de dados e variáveis, funções, e boas práticas em programação;  Manuseio de base de dados: importar dados para o ambiente do R, realizar modificações na base de dados, como a utilização de filtros e agrupamentos, e produzir estatísticas descritivas. E por fim, exportar uma base nova, modificada.

Pesquisa com imagens em Ciências Sociais, ministrado por Ana Clara Chequetti (IESP-UERJ) na Sala Carlos Hasenbalg:

• A proposta do curso é introduzir às variadas formas como as imagens estáticas ou em movimento podem compor a pesquisa social. Ao final é esperado que as pessoas participantes tenham sido apresentadas ao debate teórico que permeia a antropologia/sociologia visual, tenham tido contato com pesquisas que fazem uso das imagens como eixo central de suas propostas e sejam munidas de noções e ferramentas básicas para produção e análise de imagens.
  • Conteúdo programático: Introdução ao debate de questionamento da escrita e da produção de imagens na
    construção da “autoridade etnográfica”; Apresentação de pesquisas das ciências sociais que fazem diferentes usos da imagem em suas produções; Pensar conscientemente os elementos da produção visual: noções básicas de enquadramento, ângulo, luz, cor.

Confira aqui os programas completos de todos os minicursos.

Intitulada Desigualdades e Representatividades: Alternativas e Debates, a edição de 2023 do Seminário Discente oferece palestras, oficinas e grupos de trabalho, com o objetivo de estimular, de forma aberta, a circulação de conhecimento, o fortalecimento dos espaços de pesquisa e a ampliação do diálogo da produção entre discentes dos mais variados campos do conhecimento científico. Mais informações sobre o seminário.

08/11/2023
, , ,