- Este evento já passou.
Minicursos do VIII Seminário Discente do IESP-UERJ: Dia 1
07/11/2023 — 14:00 - 17:00
A comissão organizadora convida toda a comunidade acadêmica a participar do VIII Seminário Discente do Instituto de Estudos Sociais e Políticos , realizado de maneira presencial entre os dias 6 e 10 de novembro de 2023, na sede do Instituto.
Programação do 1º dia de minicursos:
Entre 14h e 17h:
Diplomacia nos gramados: os reflexos dos jogos de poder contemporâneos no futebol mundial, ministrado por Nathália Tavares (IESP-UERJ) e Felipe Vidal (PPGRI-UERJ) na Sala Marcus Figueiredo:
- O curso tem como principal objetivo proporcionar uma compreensão abrangente das inúmeras maneiras pelas quais o futebol influencia e é influenciado por questões internacionais cruciais. Ao final, os participantes estarão aptos a analisar o futebol não apenas como um esporte, mas também como uma ferramenta multifacetada para explorar tópicos relevantes, como identidade nacional, migração, diversidade, diplomacia, conflito e democratização.
- Conteúdo programático: Futebol e Identidade Nacional; Migração e futebol global; Diversidade e inclusão no futebol; Diplomacia e conflito no futebol; Futebol e democratização.
Métodos digitais: extraindo dados de redes sociais sem códigos, ministrado por Matheus Pestana (FGV-ECMI e IESP-UERJ) na Sala Olavo Brasil:
- O curso tem como principais objetivos: Apresentar as funcionalidades básicas do Zeeschuimer e do 4CAT; ensinar os participantes a extrair dados de redes sociais sem a necessidade de programação; explorar técnicas de análise e visualização desses dados; abordar práticas éticas e responsáveis ao trabalhar com dados de redes sociais.
- Conteúdo programático: Introdução ao Mundo de Extração de Dados (A importância dos dados nas redes sociais e visão geral das ferramentas Zeeschuimer e 4CAT); Zeeschuimer: O Que é e Como Usar (Interface, funcionalidades e extração de dados do Instagram, TikTok e outras plataformas); 4CAT: Primeiros Passos e Análises Avançadas (Configurando e explorando a ferramenta criando redes e visualizações a partir dos dados extraídos).
Pesquisando em campos conservadores: reflexões metodológicas sobre os desafios desse tipo de pesquisa, ministrado por Ana Carolina Castro (PPGCS-UFES e IESP-UERJ) e João Gabriel Couri (IESP-UERJ) na Sala Carlos Hasenbalg:
- O curso tem como principais objetivos: (a) Criar um espaço para os(as) discentes compartilhem suas experiências e inquietações relacionadas à realização de pesquisas em campos conservadores, promovendo uma aprendizagem colaborativa;(b) Sensibilizar os e as participantes sobre a importância de pensar cientificamente a pesquisa em campos considerados conservadores; (c) Contribuir para que os e as participantes compreendam os desafios específicos da pesquisa em campos difíceis ou hostis, incluindo questões éticas, acesso ao campo e aos(às) interlocutores(as); (d) Fornecer aos(às) participantes habilidades práticas necessárias para planejar, conduzir e analisar pesquisas em campos difíceis e hostis; (e) Promover uma reflexão profunda sobre questões éticas envolvidas nesse tipo de pesquisa, desenvolvendo estratégias para lidar com essas questões; (f) Explorar e discutir abordagens metodológicas adaptadas a esse tipo de campo, ajudando os(as) participantes a desenvolverem uma metodologia robusta para as suas pesquisas.
- Conteúdo programático: Introdução; Formulação de perguntas de pesquisa e estruturação do estudo; Estratégias de acesso ao campo e aos(às) interlocutores(as); Construção de relação de confiança com os interlocutores; Coleta de dados e análise; Ética na pesquisa em campos conservadores; Avaliação de riscos; Reflexões e mitigações de vieses; Comunicação de resultados e responsabilidade na pesquisa
Confira aqui os programas completos de todos os minicursos.
Intitulada Desigualdades e Representatividades: Alternativas e Debates, a edição de 2023 do Seminário Discente oferece palestras, oficinas e grupos de trabalho, com o objetivo de estimular, de forma aberta, a circulação de conhecimento, o fortalecimento dos espaços de pesquisa e a ampliação do diálogo da produção entre discentes dos mais variados campos do conhecimento científico. Mais informações sobre o seminário.