Lançamento de “Covid-19 e agendas de pesquisa nas ciências sociais”

01/09/2023 — 14:00 - 18:00

O Instituto de Estudos Sociais e Políticos e a Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (EdUERJ) convidam para uma edição especial do Ciclo de Palestras IESP-UERJ 2023.2 dedicada ao lançamento do livro Covid-19 e agendas de pesquisa nas ciências sociais. Organizada pelos professores Fernando Fontainha e Carlos R. S. Milani, respectivamente diretor e vice-diretor do IESP-UERJ, a coletânea reune contribuições de representantes do corpo docente do Instituto, além dos próprios organizadores, colaboradores, egressos e pós-graduandos da Casa.

Promovido na Sala Olavo Brasil, na sede do IESP-UERJ, o evento contará com duas mesas de discussão sobre os assuntos abordados na obra, com a participação dos autores Adalberto Cardoso, Eduardo Lazzari, Fernando Fontainha, Hellen Guicheney, José Szwako, Luiz Fernando de Paula, Monica Hirst, Pedro A. Fernandes, Pedro Lange e Thiago Brandão Peres, além de comentários das professoras San Romanelli Assumpção e Palloma Menezes, coordenadoras dos programas de pós-graduação do Instituto. Após as apresentações, será oferecido aos presentes um coquetel de celebração do lançamento.

Como em todas as edições do Ciclo, haverá transmissão simultânea em nosso canal no YouTube.

Covid-19 e agendas de pesquisa nas ciências sociais propõe ampliar a percepção do impacto do novo Coronavírus na história recente brasileira. Com esse objetivo, analisa a pandemia à luz das agendas de pesquisa nas ciências sociais e humanas, abordando o tema sob múltiplos prismas: no mundo do trabalho, em um cenário de instabilidade política, na exposição das vulnerabilidades e desigualdades sociais, nos desafios na adoção de políticas públicas, no âmbito do negacionismo do governo Bolsonaro e suas consequências para as políticas públicas e relações internacionais, e na articulação das Forças Armadas no combate ao Coronavírus como processo de legitimação política da presença militar na vida pública.

A publicação pode ser adquirida, em edição digital (gratuitamente) ou física, na página da EdUERJ.

Ciclo de Palestras IESP-UERJ 2023.2 conta com a curadoria dos professores José Szwako e Fabiano Santos, e com a assistência técnica de Mariane Costa Matos.

01/09/2023
Categorias de Evento: