Escola de Inverno IESP-UERJ 2023

Em 2023, entre os dias 24 de julho e 05 de agosto, o IESP-UERJ orgulhosamente retoma o oferecimento de sua Escola de Inverno, projeto de cursos de curta duração em métodos e técnicas de pesquisa nas Ciências Sociais. Amparada pela tradição de cinco décadas de excelência do Instituto, o objetivo da iniciativa é elevar a qualidade da produção e do consumo da pesquisa social, moldando o futuro do campo e do debate público no país.

A Escola de Inverno do IESP-UERJ já teve sete edições, a última delas realizada em 2019. Neste oitavo ciclo, a Escola amplia seu escopo para abarcar o ensino de temas substantivos e habilidades acadêmicas que fazem do Instituto referência no Brasil. O formato dos cursos passa a ser mais diverso, englobando workshops (duração de um ou dois dias) e cursos mais longos (até quatro dias), nas modalidades presencial (apenas na sede do Instituto) e remota (apenas através da plataforma Zoom Meetings).

A grade de cursos de 2023 será ofertada a estudantes e pesquisadoras(es) da Casa e da comunidade em geral. O número de vagas, no entanto, é limitado. As inscrições para a Escola de Inverno IESP-UERJ 2023 foram realizadas entre os dias 5 e 19 de julho de 2023.

Cursos oferecidos

A Escola de Inverno do IESP-UERJ 2023 conta com um conselho acadêmico composto pelos professores Carlos R. S. Milani, Fernando Fontainha, João Feres Jr., Palloma Menezes, Rogério Jerônimo Barbosa e San Romanelli Assumpção, sob coordenação dos professores Bruno Marques Schaefer e Fernando Meireles. Todos os cursos curtos e workshops oferecerão certificados de participação para os inscritos.

Workshops presenciais (apenas na sede do Instituto):

Taxa de inscrição: R$ 320,00
Taxa de inscrição para discentes da UERJ: R$ 160,00

Workshops remotos (apenas virtual):

Taxa de inscrição: R$ 320,00
Taxa de inscrição para discentes da UERJ: R$ 160,00

Introdução à Análise de Políticas Públicas

Estado e Direito – Política – Teoria & Pensamento

Cursos curtos (presenciais):

Taxa de inscrição: R$ 490
Taxa de inscrição para discentes da UERJ: R$ 245,00

Inscrições e valores:

As inscrições serão efetivadas mediante comprovação do pagamento da taxa para os dados bancários indicados no formulário.

Pessoas matriculadas em qualquer curso da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) recebem 50% de desconto no valor de inscrição, desde que o comprovante de matrícula seja anexado ao formulário.

Categorias de cursoValorValor para discentes da UERJ
Workshop (1 a 2 dias)R$ 320,00R$ 160,00
Curta duração (até 4 dias)R$ 490,00R$ 245,00

Serão oferecidas bolsas integrais por um sistema de cotas raciais dedicado a pessoas autodeclaradas negras ou indígenas, com reserva de até 30% das vagas de cada curso. Com o objetivo de ampliar o acesso à Escola, as bolsas serão concedidas para apenas um curso por pessoa inscrita. Para pleitear inclusão no sistema de cotas, estudantes deverão marcar, no formulário de inscrição, a opção correspondente. A seleção das inscrições habilitadas será feita pela organização da Escola de Inverno. Em caso de mais candidatas(os) do que bolsas disponíveis, a avaliação dos currículos Lattes será o critério utilizado para a seleção da(o) candidata(o).

Outras dúvidas e demais informações sobre o projeto podem ser esclarecidas pelo telefone (21) 2266-8304 ou pelo endereço de e-mail inverno@iesp.uerj.br.