Desvendando gênero: teorias e práticas para uma justiça feminista

Data do curso: 29 de julho de 2023.
Horário: Entre 9h e 18h30.
Local: Sala Carlos Hasenbalg; IESP-UERJ. Rua da Matriz, 82, Botafogo – Rio de Janeiro.
Público Alvo: Estudantes de Pós-Graduação e interessados em geral.
Total de vagas disponíveis: 20 vagas
Cota de bolsas disponíveis: 4 vagas

Dúvidas e mais informações: inverno@iesp.uerj.br ou (21) 2266-8304

Vivemos em sociedades atravessadas por profundas desigualdades de gênero, em que a generificação das pessoas é estruturadora da qualidade de vida, dos direitos e das obrigações em suas vidas. Em um mundo onde as relações sociais são permeadas por assimetrias de poder, as teorias da justiça desempenham um papel fundamental como ferramentas de compreensão e análise da realidade. Com isso em vista, o propósito do curso é articular gênero e justiça nas grandes vertentes da teoria normativa: liberalismo libertariano, comunitarismo, multicuturalismo, liberalismo igualitário e igualitarismo não-liberal. Com o objetivo de facilitar a entrada dos estudantes nestes grandes campos de discussão, o curso se estruturará a partir da leitura de Justice, Gender and the Family de Susan M. Okin, incluindo de modo expositivo as discussões sobre teorias e autores por ela analisados.

Baixar ementa em PDF