Pedro de Araújo Fernandes
Pesquisador Pós-Doutorado (bolsista CNPQ)Faculdade Nacional de Direito (FND-UFRJ)
- Doutorado em Ciência Política
- Ano de conclusão: 2023
pedroarafer@gmail.com
Lattes
|
Orcid
Biografia resumida
Pós-doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Direito da UFRJ. Doutor em Ciência Política pelo IESP-UERJ.Mestre em Direito pela PUC-Rio.Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). Pesquisador associado do Núcleo de Pesquisas em Direito e Ciências Sociais (DECISO). Integra o Grupo de Estudos de Economia e Política (GEEP). Atua nas áreas de Ciência Política e Direito, com ênfase nos temas da instrumentalização política do combate à corrupção, judicialização da política, politização do sistema de justiça, e combate à corrupção no Brasil.
Depoimento
O IESP-UERJ, onde cursei o Doutorado, possui um ambiente acadêmico muito estimulante e enriquecedor. Para isso contribui, além da altíssima qualidade do corpo docente, um clima de abertura na interação centre professores e alunos, o que facilita o desenvolvimento acadêmico e intelectual para além da sala de aula. Sou grato por ter tido a oportunidade de fazer parte de uma instituição tão prestigiada e comprometida com a excelência acadêmica, de participar dos grupos de pesquisa DECISO e GEEP, e de ter participado em projetos para além da tese.
Principais publicações
FONTAINHA, FERNANDO ; RODRIGUES, PAULO ; FERNANDES, PEDRO DE ARAUJO . A Reforma Trabalhista de 2017 e seus efeitos: análise do fluxo processual do TRT1. Opinião Pública (UNICAMP), v. 27, p. 797-821, 2021.
RODRIGUES, THEÓFILO CODEÇO MACHADO ; FERNANDES, PEDRO DE ARAÚJO . Constituições soviéticas: da dissolução do Estado ao Estado-Partido. REVISTA DIREITO E PRÁXIS, v. 10, p. 1932-1954, 2019.