EdUERJ lança “Covid-19 e agendas de pesquisa nas ciências sociais”, organização de Fernando Fontainha e Carlos R. S. Milani

A Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (EdUERJ) está lançando a coletânea Covid-19 e agendas de pesquisa nas ciências sociais, organizada pelos professores Fernando Fontainha e Carlos R. S. Milani, respectivamente diretor e vice-diretor do IESP-UERJ.

O livro reune contribuições de representantes do corpo docente do Instituto – Adalberto Cardoso, Argelina Cheibub Figueiredo, Christian Lynch, Cristina Buarque de Hollanda, Eugênia Motta, José Szwako e Luiz Fernando de Paula, além dos próprios organizadores, colaboradores, egressos e pós-graduandos da Casa. No dia 1º de setembro de 2023, o IESP-UERJ promove, em parceria com a EdUERJ, um evento de lançamento da publicação na Sala Olavo Brasil, parte da programação do Ciclo de Palestras IESP-UERJ 2023.2

A obra propõe ampliar a percepção do impacto do novo Coronavírus na história recente brasileira. Com esse objetivo, analisa a pandemia à luz das agendas de pesquisa nas ciências sociais e humanas, abordando o tema sob múltiplos prismas: no mundo do trabalho, em um cenário de instabilidade política, na exposição das vulnerabilidades e desigualdades sociais, nos desafios na adoção de políticas públicas, no âmbito do negacionismo do governo Bolsonaro e suas consequências para as políticas públicas e relações internacionais, e na articulação das Forças Armadas no combate ao Coronavírus como processo de legitimação política da presença militar na vida pública.

A publicação pode ser adquirida, em edição digital (gratuitamente) ou física, na página da EdUERJ.