Dissertação defendida no IESP-UERJ reconhecida com Menção Honrosa em Concurso ANPOCS de Teses e Dissertações

Compartilhar

É com muito orgulho que o Instituto de Estudos Sociais e Políticos recebe a notícia de que a dissertação de mestrado  A guerra que tem rosto de mulher: a rotinização da violência a partir das infraestruturas na Cisjordânia palestina,  defendida por Giovanna Monteiro-Macedo no Programa de Pós-Graduação em Sociologia do IESP-UERJ, foi agraciada com Menção Honrosa entre as finalistas da edição de 2024 do Concurso Brasileiro ANPOCS de Obras Científicas e Teses Universitárias em Ciências Sociais.

Desenvolvida com orientação da Prof. Palloma Valle Menezes e coorientação de Simone da Silva Ribeiro Gomes (Ifisp-UFPel), a pesquisa analisa a rotinização da violência na vida de mulheres palestinas a partir da ocupação israelense de 1967, com o objetivo de compreender como a violência deixa de ser percebida como anômica e passa a fazer parte da vida cotidiana, destrinchando a maneira como as infraestruturas urbanas, principalmente de abastecimento de água e de mobilidade no território, são transformadas em instrumentos de guerra. A dissertação foi indicada para o concurso pela coordenação do PPGS após conquistar o primeiro lugar em sua categoria no Prêmio de Teses e Dissertações do IESP-UERJ 2024.

Concedida pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), a premiação tem por objetivo incentivar a produção científica e cultural no país e assegurar a difusão dos trabalhos de excelência acadêmica e intelectual. O resultado final do concurso foi divulgado no dia 18 de outubro de 2024, durante o 48ª Encontro Anual da ANPOCS.

Confira a lista completa dos trabalhos vencedores.

Atualizações da newsletter

Digite seu endereço de e-mail a seguir para assinar a nossa newsletter