“Unidos na diferença: sobre a vocação da sociologia brasileira no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, 1973-1977” – Artigo de Luiz Augusto Campos e José Szwako

Os professores do Programa de Pós-Graduação em Sociologia do IESP-UERJ, Luiz Augusto Campos e José Szwako, publicaram na edição mais recente da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos, periódico editado pela Casa de Oswaldo Cruz (COC-Fiocruz), o artigo Unidos na diferença: sobre a vocação da sociologia brasileira no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, 1973-1977. O texto analisa a história de nosso PPGS a partir de seu nascimento no antigo Iuperj, que completou 50 anos em 2023, com base na pesquisa realizada para o projeto comemorativo do cinquentenário do IESP-UERJ, publicado em 2019.

Este artigo busca compreender a vocação científica consagrada pela primeira geração (1973-1977) de pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Sociologia do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj). Embora o Iuperj seja visto como berço da moderna ciência política brasileira, pouco se sabe sobre sua sociologia. Para tal, baseamo-nos em documentos, entrevistas e bibliografia secundária. Queremos nuançar diagnósticos sobre essa geração, ora vista como excessivamente heterogênea, ora como pouco original se comparada à ciência política iuperjiana. Na vocação daquela geração, o elogio à especialização teórico-metodológica era parte central de uma sociologia política que buscava dar respostas às demandas de uma sociedade na encruzilhada entre modernização e redemocratização.

O artigo pode ser lido na íntegra, com acesso aberto, na Rede Scielo.