A partir do dia 14 de agosto de 2025, o Instituto de Estudos Sociais e Políticos, em parceria com a Coordenadoria de Arte e Oficinas de Criação (Coart-UERJ), a Comissão da Verdade e Memória (CVM-UERJ), o Núcleo de Pesquisa Urbana (Cidades/ICS-UERJ) e o Núcleo FALE-SE UERJ, promove a exposição argentina Memórias Encontradas: entre a solidariedade e a perseguição, apresentada no campus Francisco Negrão de Lima (Maracanã) da Universidade do Estados do Rio de Janeiro (UERJ).
Até 30 de setembro, no mezanino da Coart, a mostra se dedica à história de homens e mulheres que buscaram refúgio na Embaixada da Argentina em Santiago, Chile, durante o golpe de Estado de 11 de setembro de 1973, com base em documentos produzidos pela Direção de Inteligência da Polícia da Província de Buenos Aires (DIPPBA). O evento exibe painéis textuais e fotográficos para resgatar a memória dos refugiados da ditadura chilena, uma instalação da artista plástica Fulvia Molina (ECA-USP) e dois painéis têxteis criados por uma rede nacional de bordadeiras ativistas.
Além da exposição, será oferecida uma intensa programação cultural no Auditório Cartola da Universidade, com exibição de filmes, debates, lançamento de livro, além de um curso de extensão.
Programação
Quinta-feira, 14 de agosto, 16h:
- Espaço da Reitoria da UERJ: Coquetel de Abertura da exposição e visita guiada da exposição
- Auditório 11 – 1º andar: Mesa-redonda com Sandra Raggio (Comision Provincial por la Memória – Argentina), Roberto Cipriano (CPM) e Ana Soffiantini (CPM).
Sexta-feira, 15 de agosto, 9h30:
- Auditório Cartola: Minicurso Argentina: Direitos Humanos e Políticas de Memória Face à Ascensão da Extrema-Direita.
Terça-feira, 19 de agosto, 16h:
- Auditório Cartola: exibição do filme 15 Filhos, de Marta Nehring e Maria Oliveira, e lançamento do livro Crianças e Exílio (Carta Editora, 2025), com presença dos autores.
Quinta-feira, 28 de agosto, 14h:
- Auditório Cartola: exibição do filme Operação Condor, de Cleonildo Cruz, e mesa-redonda com o diretor.
Quinta-feira, 4 de setembro, 17h:
- Auditório Cartola: exibição do filme Cadê Heleny, de Esther Vital e roda de bordado no espaço da exposição, com o coletivo Linhas do Rio.
Terça-feira, 9 de setembro, 16h
- Auditório Cartola: exibição do filme Repare Bem, de Maria de Medeiros, e mesa-redonda com a Comissão da Verdade e Memória da UERJ.
Terça-feira, 16 de setembro, 16h:
- Auditório Cartola: exibição do filme Fico te devendo uma carta sobre o Brasil, de Carol Benjamin e mesa-redonda com o coletivo Filhos e Netos por Verdade, Justiça e Reparação.
Terça-feira, 23 de setembro, 16h
- Auditório Cartola: exibição do filme Terra dos Índios, de Zelito Viana, e mesa-redonda Povos Originários – Memória, Verdade, Justiça e Reparação.
Terça-feira, 30 de setembro, 16h:
- Auditório Cartola: exibição do filme Auto de Resistência, de Natasha Neri e Lula Carvalho, e mesa-redonda A violência de Estado na democracia.
- Encerramento da exposição.




