Tese de doutorado do IESP-UERJ recebe menção honrosa em prêmio da ALACIP

Na última sexta-feira, 22 de julho, o doutor em Ciência Política pelo IESP-UERJ, Pedro Costa, recebeu uma menção honrosa pelo segundo lugar no prêmio Guillermo O’Donnell da Associação Latino-Americana de Ciência Política (ALACIP), por sua tese O papel esquecido do Poder Legislativo na trajetória das políticas de transferência de renda no Brasil. Orientada pela Prof. Argelina Figueiredo e coorientada por Mariana Llanos (GIGA Institute), a tese foi defendida no Instituto em fevereiro de 2022, em banca presidida pelo Prof. Fabiano Santos.

A pesquisa foi desenvolvida durante doutorado sanduíche entre o IESP-UERJ e o German Institute for Global and Area Studies (GIGA – Alemanha) e contou com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).

“Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer o apoio incondicional que tive da professora Argelina e para reafirmar meu orgulho de ter sido aluno de mestrado e doutorado desta casa. Na figura de toda comunidade iespiana, agradeço à diretoria pela formação que o Instituto me ofereceu. Esta conquista é fruto da excelência desse trabalho!”

Pedro Costa

O prêmio Guillermo O’Donnell de melhor tese de doutorado defendida entre julho de 2019 e abril de 2022 foi entregue em cerimônia online pelo secretário geral da Associação, Prof. Daniel Buquet, e pela Prof. Gabriela Ippolito-O’Donnell, como parte do XI Congresso Latino-Americano de Ciencia Política da ALACIP. O primeiro lugar no concurso ficou com Asbel Bohigues, da Universidade de Salamanca (USAL – Espanha), em trabalho orientado por Manuel Alcántara Sáez.