Resultados do Prêmio de Teses e Dissertações IESP-UERJ 2026

Compartilhar

Os Programas de Pós-Graduação em Ciência Política e em Sociologia orgulhosamente publicam os resultados da edição de 2026 do Prêmio de Teses e Dissertações do IESP-UERJ. Estabelecida com o objetivo de reconhecer a qualidade da produção de nossas comunidades docente e discente, a premiação selecionou os melhores trabalhos acadêmicos defendidos no Instituto durante o ano de 2025.

Teses de Doutorado

Programa de Pós-Graduação em Ciência Política:

  • Melhor Tese: Machado de Assis, pensador político: liberdade religiosa, anticlericalismo e secularização (1861- 1872), defendida por Ana Silva Rosa e orientada pelo Prof. Christian Lynch.
  • 2º lugar: Fragmentação de dentro para fora: estratégias políticas e dinâmica do sistema partidário, defendida por Luana Maria de Matos Calzavara, sob orientação do Prof. Fernando Guarnieri.
  • 3º lugar: A trajetória dos direitos LGBTI+ na política externa do Brasil e da África do Sul (1985-2016), defendida por Henrique Rabello de Carvalho e orientada pelo Prof. Carlos R. S. Milani.

Programa de Pós-Graduação em Sociologia:

Dissertações de Mestrado

Programa de Pós-Graduação em Ciência Política:

  • Melhor Dissertação: Da aliança à ruptura: relações intergovernamentais e o impeachment de governadores no Brasil, defendida por Thaiza Siqueira da Silva, sob orientação do Prof. Fernando Meireles.
  • 2º lugar: A Organização dos Estados Americanos e os desafios da promoção da democracia na Guerra Fria, defendida por Julia Furtado Reis e orientada pela Prof. Ana Paula Tostes.
  • 3º lugar: Paradigmas econômicos e transformações democráticas em perspectiva comparada: discursos sobre a criação da Petrobras e a quebra do monopólio (1952-1997), defendida por Beatriz Aguiar da Silva, com orientação do Prof. Fabiano Santos.

Programa de Pós-Graduação em Sociologia:

  • Melhor Dissertação:  Desigualdades territoriais e rotatividade docente nas escolas do Rio de Janeiro, defendida por Ana Julia Aguiar Oliveira Guimarães Souza e orientada pelo Prof. Rogério Jerônimo Barbosa.

Atualizações da newsletter

Digite seu endereço de e-mail a seguir para assinar a nossa newsletter