Publicação do livro “Industrialização, Desenvolvimento e Emparelhamento Tecnológico no Leste Asiático”, de Rafael Moura

A Editora Ideia D está lançando o livro Industrialização, Desenvolvimento e Emparelhamento Tecnológico no Leste Asiático: Os casos de Japão, Taiwan, Coreia do Sul e China, de Rafael Moura, doutor em Ciência Política pelo IESP-UERJ e pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED).

A obra fornece ao leitor uma análise histórica das trajetórias de desenvolvimento de Japão, Taiwan, Coreia do Sul e China durante seus ciclos de alto crescimento e emparelhamento tecnológico com relação às grandes potências do Ocidente, mapeando os atores políticos, os desenhos institucionais dos regimes produtivos e os fatores geopolíticos mais relevantes ao longo de tais processos. Ao mesmo tempo, também esmiuça as semelhanças e as diferenças entre essas quatro experiências a partir de uma metodologia qualitativa, descritiva e comparativa. Este estudo se dá mediante um arcabouço teórico-analítico composto por quatro literaturas principais: a dos mercantilistas ou “desenvolvimentistas pré-disciplina”; a da Economia do Desenvolvimento do Pós-Guerra; a do Estruturalismo Cepalino; e a do Estado Desenvolvimentista do Leste Asiático (EDLA), emergente nos anos 1980. Já os recortes temporais dos distintos casos, por fim, compreenderão seus ciclos de catching-up, saindo de paradigmas de predominância agrária para outro, de modernas potências industriais. Faça o download gratuito do livro, em formato E-Book, clicando aqui.

Rafael Moura é pesquisador de Pós-Doc no INCT-PPED, Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), onde foi Bolsista Faperj Nota 10, e integra a secretaria administrativa da Associação Latino-Americana de Ciência Política (ALACIP). Junto com José Szwako e Paulo D’Ávila, organizou o livro Estado e Sociedade no Brasil: a obra de Renato Boschi e Eli Diniz (Rio de Janeiro: Ideia D, 2016). Durante o primeiro semestre de 2022, atua como docente convidado na disciplina Teorias e Experiências de Desenvolvimento Econômico, junto ao Prof. Luiz Fernando de Paula.