Apresentação
O Programa de Pós-graduação em Sociologia do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) abriga os professores do antigo Programa de Mestrado e Doutorado em Sociologia do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), que migraram para a nova instituição (junho de 2010). Foram assim garantidas a integridade e a continuidade da tradição consolidada ao longo dos anos de liderança nacional em pesquisa e ensino de ciências sociais no nível de pós-graduação.
A Pós-graduação em Sociologia do IESP-UERJ foi fundada no antigo IUPERJ em 1973 e firmou-se como um programa de excelência na área. No antigo IUPERJ, assim como no atual IESP-UERJ, os programas de sociologia e ciência política sempre tiveram uma convivência estreita, de parceria intelectual e institucional. Estas características ajudaram a criar uma alternativa intelectualmente criativa no cenário da pós-graduação em ciências sociais no Brasil.
A inspiração inicial da nossa pós-graduação em sociologia implicou uma requalificação do tema democrático na arena pública, afastando as concepções que viam na democracia uma simples forma política. Decorridos mais de cinquenta anos, o formato do programa de sociologia do IESP-UERJ preserva aquela inspiração, informado, de um lado, pelo tema institucional abordado pelos ângulos da sociologia política e da teoria social e, de outro, pela questão social brasileira pensada no âmbito da sociologia urbana e das desigualdades sociais. São abordagens em permanente diálogo com o legado do pensamento social e político do país, cuja ensaística foi sendo progressivamente incorporada ao seu programa de estudos e de investigação.
Coordenação
Coordenadora
Palloma Valle Menezes
Secretaria de Pós-Graduação
Louise Lopes Veloso (louise@iesp.uerj.br)
Tel.: (21) 2266-8300
Linhas de pesquisa
a) Desigualdades, Mobilidade Social e Trabalho
A desigualdade econômica e social permanece sendo um dos principais problemas no Brasil. Pesquisas sobre as desigualdades são relevantes para entendermos questões tão diversas quanto o sentido e os rumos da democracia contemporânea, a dimensão humana do desenvolvimento econômico, as concepções de justiça social, as políticas públicas e as iniciativas privadas para solucionar problemas sociais mais graves, como a fome e a violência. Atualmente o debate sobre desigualdade tem girado em torno de quais seriam suas principais dimensões, quais seriam níveis socialmente justificáveis ou aceitáveis, quais seus principais determinantes, e quais as melhores formas de combatê-la. As sociologias do trabalho e da educação, bem como todas as suas ramificações, desempenham papel central neste debate.
Docentes atuando nesta linha de pesquisa:
b) Sociologia Política
As relações entre Estado e sociedade, os fundamentos e bases sociais da políticas e a prática política de agentes e grupos sociais são preocupações fundamentais desta linha de pesquisa. Com uma perspectiva multidisciplinar fortemente ancorada na sociologia, a presente área busca discutir temas clássicos, tais como a formação sociopolítica dos Estados; a relação entre grupos sociais, redes sociais e a política; a construção social das políticas públicas; o papel da opinião pública, dos movimentos sociais e de outras coletividades na política institucional; participação social; mudanças sociais; conflitos; poder e dominação; movimentos sociais em perspectiva histórica, teórica e comparada; identidades coletivas; cidadania e solidariedade; gênero e raça; e direitos sociais.
Docentes atuando nesta linha de pesquisa:
- Breno Bringel
- Fernando Fontainha
- João Feres Júnior
- José Maurício Domingues
- José Szwako
- Luiz Augusto Campos
c) Sociologia Urbana
O espaço urbano é entendido não somente como lócus e contexto de práticas, relações e dinâmicas, mas também como campo próprio de discussão sobre a espacialidade da ação sociopolítica. Esta linha de pesquisa mobiliza metodologias qualitativas e quantitativas de análise social, para desvendar os mecanismos cotidianos e os aspectos estruturais da sociabilidade urbana. Dedica-se, ainda, ao estudo da reprodução da violência como elemento constitutivo da sociabilidade e das políticas públicas voltadas para o enfrentamento do problema. Abre-se, no entanto, também para outros desdobramentos, incluindo inovações nos campos da cultura e da sociabilidade; as dimensões sociais e espaciais da globalização e do transnacionalismo; e o estudo de outros países e regiões, em perspectiva comparada.
Docentes atuando nesta linha de pesquisa:
d) Teoria Social
As teorias sociais abarcam um campo que é conexo, mas ao mesmo tempo mais amplo, que o da teoria sociológica. Trata de temas que se abrem a outras disciplinas, como a filosofia, a antropologia, a linguística, a psicologia, a psicanálise, a ciência política e a economia. Nos quadros de nossa pós-graduação, o centro segue sendo principalmente a teoria sociológica e suas relações com as outras maneiras de pensar a vida social.
Docentes atuando nesta linha de pesquisa:
Mestrado
O mestrado prevê um prazo máximo de dois anos para ser completado. Durante esse período, o aluno é submetido a uma intensa formação teórica e metodológica na área de sua especialização. Os aprovados, uma vez completados 27 créditos, fazem jus ao título de especialização. Durante o quarto semestre preparam um dossiê que inclui, além do histórico escolar, uma dissertação a ser defendida perante uma banca de três professores (um externo). Os aprovados recebem o título de mestre e podem ser admitidos ao doutorado.
Doutorado
O doutorado destina-se à formação de pesquisadores e centra-se na pesquisa original e produção de teses. Tem caráter misto, ou semi-tutorial, com maior flexibilidade para o aluno e maior responsabilidade para o professor-orientador, mas ao mesmo tempo com controles institucionais sobre o fluxo dos alunos. Os créditos são cumpridos pela freqüência a disciplinas, exigindo-se também a participação em três seminários de pesquisa, sendo um de projeto e os outros dois de tese. Ao final do primeiro ano, o aluno deve defender o projeto de tese, que funciona também como um exame de qualificação para prosseguimento do doutorado. A defesa da tese deve ser feita, no máximo, até o final do oitavo semestre acadêmico.
Corpo docente
Adalberto Moreira Cardoso
Breno Marques Bringel
Carlos Antonio Costa Ribeiro
Eugênia Motta
Fernando de Castro Fontainha
Guilherme Leite Gonçalves
João Feres Júnior
José Eduardo Leon Szwako
José Mauricio Castro Domingues
Luiz Augusto Campos
Marcella Araujo
Mariana Cavalcanti Rocha dos Santos
Palloma Valle Menezes
Pedro H. G. Ferreira de Souza
Rogério Jerônimo Barbosa
Seleção
Confere os processos em andamento na nossa página Seleção.