Apresentação
O Programa de Pós-graduação em Sociologia do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) abriga os professores do antigo Programa de Mestrado e Doutorado em Sociologia do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), que migraram para a nova instituição (junho de 2010). Foram assim garantidas a integridade e a continuidade da tradição consolidada ao longo dos anos de liderança nacional em pesquisa e ensino de ciências sociais no nível de pós-graduação.
A Pós-graduação em Sociologia do IESP-UERJ foi fundada no antigo IUPERJ em 1973 e firmou-se como um programa de excelência na área. No antigo IUPERJ, assim como no atual IESP-UERJ, os programas de sociologia e ciência política sempre tiveram uma convivência estreita, de parceria intelectual e institucional. Estas características ajudaram a criar uma alternativa intelectualmente criativa no cenário da pós-graduação em ciências sociais no Brasil.
A inspiração inicial da nossa pós-graduação em sociologia implicou uma requalificação do tema democrático na arena pública, afastando as concepções que viam na democracia uma simples forma política. Decorridos mais de cinquenta anos, o formato do programa de sociologia do IESP-UERJ preserva aquela inspiração, informado, de um lado, pelo tema institucional abordado pelos ângulos da sociologia política e da teoria social e, de outro, pela questão social brasileira pensada no âmbito da sociologia urbana e das desigualdades sociais. São abordagens em permanente diálogo com o legado do pensamento social e político do país, cuja ensaística foi sendo progressivamente incorporada ao seu programa de estudos e de investigação.
Coordenação
Coordenadora
Palloma Valle Menezes
Secretaria de Pós-Graduação
Louise Lopes Veloso (louise@iesp.uerj.br)
Tel.: (21) 2266-8300
Linhas de pesquisa
a) Desigualdades, Mobilidade Social e Trabalho
Dada a permanência e altos níveis das desigualdades econômicas e sociais no Brasil e no mundo, nossas pesquisas sobre o tema buscam entender questões tão diversas quanto o sentido e as mudanças nas diversas dimensões das desigualdades, as consequências sociais das crises e do desenvolvimento econômico, bem como as iniciativas para solucionar problemas sociais mais graves, como a subnutrição e o desemprego. Atualmente, o debate sobre a desigualdade tem girado em torno de quais seriam suas principais dimensões, seus níveis e estrutura, principais determinantes e formas de combatê-la. As sociologias do trabalho e da educação, bem como todas as suas ramificações, desempenham papel central nesta linha de pesquisa. É importante destacar que os objetivos da linha não são apenas investigar as diversas formas sempre interseccionadas de desigualdade, clivadas por classe, gênero e raça (embora não somente por estes), mobilidade social ao longo dos ciclos de vida e relações de trabalho no Brasil; mas também dar inteligibilidade teórica e crítica aos fundamentos mais gerais desses fenômenos nos contextos nacional e internacional.
Docentes atuando nesta linha de pesquisa:
b) Sociologia Política
Linha focada nas relações entre Estado e Sociedade, bem como nos fundamentos e bases sociais da prática política de agentes e grupos sociais. Com uma perspectiva multidisciplinar, mas fortemente ancorada na sociologia, esta linha busca discutir temas clássicos, tais como a formação sociopolítica dos Estados; a relação entre grupos sociais, redes sociais e a política; a construção social das políticas públicas; o papel da opinião pública e dos movimentos sociais na política institucional. Ademais, focamos nas diversas consequências políticas de nossas desigualdades sociais para a democracia, no Brasil e em outros contextos internacionais, de modo multidimensional, levando em conta as injustiças de classe, raciais e de gênero e a sua vocalização em canais institucionais jurídicos e informais dentro e fora do Estado.
Docentes atuando nesta linha de pesquisa:
- Breno Bringel
- Fernando Fontainha
- João Feres Júnior
- José Maurício Domingues
- José Szwako
- Luiz Augusto Campos
c) Sociologia Urbana
Linha de pesquisa que abriga iniciativas centradas no estudo da vida urbana e da produção das cidades, em suas múltiplas escalas e dimensões. As cidades figuram aqui não apenas como pano de fundo da vida social, mas como um objeto de análise que permite investigar as dimensões estruturais e cotidianas das desigualdades sociais. Nossas pesquisas empíricas contribuem para uma melhor compreensão de problemas sociais urgentes, com forte ênfase nas questões da moradia, das desigualdades socioespaciais, da violência e da segurança pública. Essas questões clássicas são trabalhadas por meio de novas abordagens e objetos de estudo, que englobam desde leituras etnográficas do urbanismo, das infraestruturas e materialidades urbanas, até pesquisas comparadas em torno de políticas urbana, de segurança pública, e de grandes projetos de investimento, incorporando, ainda, debates epistemológicos em torno dos urbanismos das cidades do Sul Global.
Docentes atuando nesta linha de pesquisa:
d) Teoria Social
Linha que congrega todas as nossas iniciativas no âmbito das discussões nacionais e internacionais sobre os fundamentos teóricos da vida social, seja em suas dinâmicas mais gerais, seja nas especificidades do nosso processo de modernização. Tratamos aqui de temas que se abrem a outras disciplinas, como a filosofia, a antropologia, a linguística, a psicologia, a psicanálise, a ciência política e a economia. Em diálogo transversal com as demais linhas do nosso programa de pós-graduação, essa linha segue investindo em outras maneiras de pensar a vida social a partir dos debates nacionais e globais mais candentes sobre as dinâmicas sociais.
Docentes atuando nesta linha de pesquisa:
Mestrado
O mestrado prevê um prazo máximo de dois anos para ser completado. Durante esse período, o aluno é submetido a uma intensa formação teórica e metodológica na área de sua especialização. Os aprovados, uma vez completados 27 créditos, fazem jus ao título de especialização. Durante o quarto semestre preparam um dossiê que inclui, além do histórico escolar, uma dissertação a ser defendida perante uma banca de três professores (um externo). Os aprovados recebem o título de mestre e podem ser admitidos ao doutorado.
Doutorado
O doutorado destina-se à formação de pesquisadores e centra-se na pesquisa original e produção de teses. Tem caráter misto, ou semi-tutorial, com maior flexibilidade para o aluno e maior responsabilidade para o professor-orientador, mas ao mesmo tempo com controles institucionais sobre o fluxo dos alunos. Os créditos são cumpridos pela freqüência a disciplinas, exigindo-se também a participação em três seminários de pesquisa, sendo um de projeto e os outros dois de tese. Ao final do primeiro ano, o aluno deve defender o projeto de tese, que funciona também como um exame de qualificação para prosseguimento do doutorado. A defesa da tese deve ser feita, no máximo, até o final do oitavo semestre acadêmico.
Corpo docente
Adalberto Moreira Cardoso
Breno Marques Bringel
Carlos Antonio Costa Ribeiro
Eugênia Motta
Fernando de Castro Fontainha
Guilherme Leite Gonçalves
João Feres Júnior
José Eduardo Leon Szwako
José Mauricio Castro Domingues
Luiz Augusto Campos
Marcella Araujo
Mariana Cavalcanti Rocha dos Santos
Palloma Valle Menezes
Pedro H. G. Ferreira de Souza
Rogério Jerônimo Barbosa
Seleção
Confere os processos em andamento na nossa página Seleção.