“Political parties in Brazil: Tradition and trends in the new democracy” – Capítulo de coautoria de Bruno Marques Schaefer

O Prof. Bruno Marques Schaefer, coordenador do Laboratório de Monitoramento e Avaliação de Políticas e Eleições (MAPE), assina em coautoria com Silvana Krause (IFCH-UFRGS) o capítulo Political parties in Brazil: Tradition and trends in the new democracy, texto incluído na coletânea Political Parties and the Crisis of Democracy: Organization, Resilience, and Reform (Oxford University Press, 2024), organizada por Thomas Poguntke e Wilhelm Hofmeister, pesquisadores da Universidade de Düsseldorf.

O livro indaga como os partidos políticos contribuem para a consolidação da democracia, porque falham, porque surgem novos partidos e porque substituem os antigos, além de investigar o que partidos precisam fazer para sobreviver à feroz concorrência atual, oferecendo perspectivas comparativas únicas, combinadas com uma análise pormenorizada de cada país e dos seus sistemas partidários. A obra conta com um enfoque global único, abrangendo democracias antigas e novas em diferentes regiões do mundo.

A publicação digital está disponível em acesso aberto na página da editora.