Pesquisadores do IESP-UERJ premiados no 46º Encontro Nacional da Anpocs

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) realizou, entre 12 e 19 de outubro, a 46ª edição de seu Encontro Anual, com a presença de pesquisadoras e pesquisadores do IESP-UERJ em várias atividades. Durante o evento, o Instituto teve a alegria de ver o trabalho de seus pesquisadores, tanto docentes quanto discentes, reconhecido com o recebimento de diversos prêmios.

A Prof. Palloma Menezes, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, recebeu o Prêmio Anpocs de Extensão Universitária, por sua coordenação do projeto Dicionário de Favelas Marielle Franco. Produzida com o apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), a iniciativa tem por objetivo favorecer a preservação da memória e identidades coletivas dos moradores das favelas, visando a expansão da cidadania e do direito à cidade através da criação de um espaço virtual que reúna o conhecimento sobre estes territórios de forma interdisciplinar e interinstitucional.

O Prof. Luiz Augusto Campos dividiu com a socióloga Márcia Lima (Cebrap) o Prêmio Anpocs de Divulgação Científica, na categoria Jornalismo Científico, pelo trabalho no índex Cotas 2022: Nexo Políticas Públicas e Consórcio de Acompanhamento da Ação Afirmativa. Coordenado pela parceria entre o Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA) e o Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial (Afro-Cebrap), o projeto é uma articulação de núcleos de pesquisa que se uniram para produzir dados e análises sobre a política de cotas no ensino superior brasileiro.

Na categoria Discente, o Prêmio Anpocs de Divulgação Científica laureou o Observatório Feminista de Relações Internacionais (OFRI), iniciativa independente de monitoramento e análise de relações internacionais sob lentes feministas coordenada pela Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Giovana Esther Zucatto, e por Giovanna Lucio Monteiro, mestranda no mesmo programa. O mesmo prêmio dedicou ainda Menção Honrosa ao Prof. Carlos Costa Ribeiro, por sua coordenação do projeto Educação e Sociedade no Brasil, realizado pelo Centro para o Estudo da Riqueza e da Estratificação Social (Ceres). A plataforma consiste na reunião de pesquisas sobre os fatores sociais, econômicos e culturais associados às desigualdades no acesso, progressão e aprendizado no sistema de ensino brasileiro.

Durante o 46º Encontro Nacional, a ANPOCS homenageou a Prof. Maria Regina Soares de Lima com o Prêmio Anpocs de Excelência Acadêmica Gildo Marçal Brandão em Ciência Política, honraria concedida pela associação a pesquisadores por suas contribuições acadêmicas, pelo impacto de sua destacada produção intelectual e por seu trabalho institucional na área.

O Instituto de Estudos Sociais e Políticos celebra, junto à comunidade acadêmica das Ciências Sociais, a abrangência e o impacto destas iniciativas surgidas a partir de nossa Casa.

Confira mais informações sobre as atividades do Encontro Nacional da ANPOCS 2022 na página oficial do evento.