Na última quinta-feira, 11 de dezembro de 2025, a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) promoveram a cerimônia de entrega da 1ª edição do Prêmio Faperj de Ciência, Inovação e Reconhecimento – Destaques do Rio de Janeiro. Realizado na Sala Cecília Meireles, no centro do Rio de Janeiro, o evento é resultado de um edital inédito lançado pela Fundação e voltado ao reconhecimento de pesquisadores, instituições e projetos que se destacam na ciência, na inovação e no desenvolvimento tecnológico fluminense.
Entre as pesquisadoras e pesquisadores reconhecidos pela premiação no Eixo 1, dedicado à Sociedade Científica e Inovadora, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) figura com sete representantes reconhecidos em quatro categorias. Entre eles, o Instituto de Estudos Sociais e Políticos conta com dois pesquisadores da Casa que tiveram seu trabalho premiado pela FAPERJ. O Prof. João Feres Júnior foi reconhecido com o segundo lugar na categoria Pesquisador Inovador, dedicada a profissionais que tenha se destacado pela geração de inovação tecnológica, social ou ambiental, para o setor produtivo ou para o setor público. Já na categoria Jovem Pesquisador, dedicada a estudantes de Mestrado e Doutorado, o doutorando Ulysses Ferraz de Camargo Filho foi agraciado com o terceiro lugar. O pesquisador desenvolve o projeto de pesquisa Uma abordagem integracionista de justiça ambiental em perspectiva rawlsiana, orientado pela Prof. San Romanelli Assumpção, no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do IESP-UERJ.


Dividida em dois eixos, um dedicado a pesquisadores e outro dedicado a servidores e colaboradores, além da concessão da Medalha Mérito Científico Carlos Chagas Filho, o Prêmio FAPERJ visa valorizar iniciativas com impacto social, econômico e ambiental, promovendo a integração entre universidades, institutos de pesquisa, setor produtivo e startups, além de fortalecer o ecossistema de inovação do estado.



