Palloma Menezes premiada com primeiro lugar no 10º Prêmio ABEU

Compartilhar

É com grande orgulho que o IESP-UERJ divulga o reconhecimento do livro Entre o fogo cruzado e o campo minado: a “pacificação” de favelas cariocas (Editora UFRJ, 2023), escrito pela Prof. Palloma Valle Menezes, com o o primeiro lugar entre as obras dedicadas às Ciências Sociais na 10ª edição do Prêmio ABEU.

A cerimônia de entrega do Prêmio ABEU 2024 foi promovida no dia 21 de novembro de 2024, em São Paulo (SP). Realizada anualmente pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU), desde 2015, a premiação visa distinguir as melhores edições universitárias no âmbito do conhecimento científico e acadêmico, com o propósito de incentivar a qualificação das edições da área, bem como fomentar a produção técnico-científica, em relação tanto à excelência dos conhecimentos veiculados pelos títulos quanto à concepção estética das edições. 

A UPP é um objeto problemático, permanentemente investigado por aqueles que foram por ela afetados diretamente. Baseado em um trabalho de campo de quase quatro anos nas primeiras favelas pacificadas, Santa Marta e Cidade de Deus, esse livro é, nesse sentido, uma investigação que incide sobre as investigações daqueles que viveram a UPP como problema. Como conclusão, o livro sustenta que um dos principais impactos da implementação das UPPs foi uma mudança na fenomenologia do habitar da favela, mudança essa que se deu sobretudo pela emergência do que é chamado de regime de campo minado.

A publicação pode ser adquirida na página oficial da Editora UFRJ.

Atualizações da newsletter

Digite seu endereço de e-mail a seguir para assinar a nossa newsletter