Nota de pesar pelo falecimento de Raíza Siqueira

Com enorme pesar e profunda tristeza, recebemos a notícia do falecimento de Raíza Alves de Sá Siqueira.

Raíza fez mestrado em Sociologia no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (antigo IUPERJ) e doutorado também em Sociologia no IESP-UERJ, orientada pelo Prof. Luiz Antonio Machado da Silva. Filha de professores da Educação Básica engajados nas pautas sindicais, Raíza foi nascida e criada no bairro de Campo Grande, Rio de Janeiro, onde acompanhou com seus pais a luta por direitos humanos e cidadania. Em sua dissertação e em sua tese, fez pesquisas originais sobre cotidiano e mediações políticas em loteamentos que contribuíram para um debate, naquele momento ainda emergente, sobre conflitos urbanos na Zona Oeste carioca.

Atuou como pesquisadora por anos, no antigo IUPERJ e depois em nosso Instituto, como parte do UrbanData-Brasil, banco de dados bibliográficos sobre estudos urbanos brasileiros, criado pela Prof. Lícia do Prado Valladares. Foi também pesquisadora associada do Instituto de Estudos da Religião (ISER), onde desenvolveu importantes pesquisas e projetos sobre associativismo, favela, educação, relações étnico-raciais, política e segurança pública. Trabalhou no programa UPP Social e, atualmente, era coordenadora de Articulação Institucional do Instituto Unibanco. No Instituto Unibanco, contribuiu de maneira central para o avanço do enfrentamento ao racismo e da promoção da igualdade racial e de gênero no campo da educação e da filantropia. Durante a pandemia, atuou de forma eficiente e solidária, apoiando diversas frentes de combate à fome por meio da doação direta para compra de alimentos e itens de necessidade básica.

Em todos os lugares em que atuou, Raíza se destacou por sua competência, comprometimento, senso de justiça, generosidade e alegria. Especialmente em nossa Casa, Raíza era muito querida e admirada por colegas, alunos e funcionários. Por conta dessa inestimável perda, o IESP-UERJ se solidariza com a dor de sua família e de seus amigos e amigas.