Nota de pesar pelo falecimento de Luiz Alexandre Souza da Costa

É com imenso pesar que o Instituto de Estudos Sociais e Políticos informa o falecimento de Luiz Alexandre Souza da Costa. Luiz Alexandre foi doutorando do IESP-UERJ, sob a orientação do Prof. Fabiano Santos, e realizava sua pesquisa sobre a carreira política dos militares no Congresso Nacional durante legislatura de 2019 a 2022. Sua dissertação de mestrado, defendida em 2018 em Ciências Jurídicas e Sociais na Universidade Federal Fluminense (PPGSD-UFF), versou sobre linchamentos e justiçamentos com a chancela do Estado.

Luiz Alexandre era pesquisador do Laboratório de Estudos Políticos em Defesa e Segurança Pública (LEPDESP/IESP-ESG), onde se destacou pela sua dedicação e sua participação em pesquisas sobre milícias, justiça militar, segurança pública, violência e intervenção federal, entre outros temas. Major da Reserva da PM, Luiz Alexandre se dedicava ao ensino voltado à formação de policiais militares e à defesa da democracia. Sua capacidade de transitar entre o mundo acadêmico e as instituições do estado, particularmente nos órgãos de segurança, nos transmitia a todos a certeza de que sua contribuição teria impactos positivos no processo ainda longe do ideal de inserção de policiais e militares à vida democrática em nosso país.