Nota de pesar pelo falecimento de Angela Randolpho Paiva

O Instituto de Estudos Sociais e Políticos expressa profundo pesar pelo falecimento de Angela Maria de Randolpho Paiva, uma triste perda para a nossa comunidade.

Mestre e Doutora em Sociologia pelo antigo IUPERJ, Angela Paiva se destacou pela sua reflexão sobre direitos, movimentos e coletivos sociais, tendo também liderado o Comitê de Pesquisa sobre Movimentos Sociais da Sociedade Brasileira de Sociologia (CP08-SBS). Como professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (CIS-PUC-Rio), foi uma das fundadoras do Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente (NIREMA). Desde 2014, desempenhava o papel de coordenadora da Central de Cooperação Internacional da universidade (CCCI-PUC). Em 2023 publicou pela pela Editora PUC-Rio e pela Numa Editora seu livro mais recente, Movimentos e coletivos sociais: categorias em disputa, organizado em parceria com Fernando Lima Neto e Taísa Sanches.

Em sua trajetória, Angela nutriu laços de afeto e companheirismo com várias gerações desta Casa e de outras instituições caras às nossas Ciências Sociais brasileiras. Por conta dessa inestimável perda, o IESP-UERJ se solidariza com a dor de sua família, amigos e colegas.