O IESP-UERJ lamenta profundamente o falecimento do Prof. Afrânio Raul Garcia Jr. Conhecido por suas importantes contribuições ao estudo do campesinato e das transformações de modos de dominação e, mais recentemente, à mobilidade internacional de universitários e à circulação internacional de ideias, Afrânio Garcia Jr. viveu uma vida intensa entre o Rio de Janeiro e Paris.
Foi professor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional (PPGAS/MN-UFRJ), entre 1978 e 1998, onde teve uma passagem marcante, atuando no período seguinte como maître de conférence na Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS). Em seus trânsitos entre a Sociologia e a Antropologia, e entre o Brasil e a França, exerceu papel de verdadeiro embaixador intelectual do Brasil na França, ao longo das últimas décadas.
A partir de 2017, tivemos o prazer de conviver estreitamente com Afrânio Garcia Jr. em nosso Instituto, como pesquisador associado com diferentes bolsas de pesquisador visitante. Ofereceu cursos, participou de bancas, ministrou palestras e nos presenteou com a sua amizade. Infelizmente, a doença contra a qual lutou bravamente durante os últimos anos impediu que retornasse ao Rio de forma definitiva. Enlutados por sua partida, manifestamos nossos sentimentos a Marie-France Garcia-Parpet e à sua familia e amigos/as.