Nota de pesar: Myrian Sepúlveda dos Santos

O IESP-UERJ lamenta profundamente o falecimento de Myrian Sepúlveda dos Santos, Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPCIS-UERJ).

Myrian obteve seu mestrado no antigo IUPERJ (atual IESP-UERJ), onde também foi professora visitante. Doutora pela New School of Social Research (NSSR), dedicou sua vida ao estudo da construção social da memória, voltando-se mais recentemente para a constituição histórica e política do imaginário nacional por meio da arte, da literatura e da consolidação de práticas culturais. Além disso, coordenava um inovador projeto para a análise de museus, monumentos, parques e memoriais, nacionais e estrangeiros, cuja missão é denunciar a violação de direitos humanos e promover solidariedade entre grupos sociais distintos. Pesquisadora prolífica, deixa extensa e incontornável obra sobre o imaginário e as práticas culturais como relações de poder, tendo contribuído decisivamente para a consolidação desse campo de estudos no país.

O IESP-UERJ se solidariza com a família e os amigos e amigas da grande, generosa, solidária e afetuosa cientista social que foi Myrian Sepúlveda dos Santos.