“Meritocracia para quem? A interseção entre renda, raça e desempenho no Enem” – Artigo de Carlos Costa Ribeiro, Flavio Carvalhaes e Adriano Senkevics

O Prof. Carlos Costa Ribeiro, coordenador do Centro para o Estudo da Riqueza e da Estratificação Social (Ceres), assina junto aos pesquisadores Flavio Carvalhaes (NIED-UFRJ) e Adriano Souza Senkevics (Inep) um artigo publicado na plataforma Nexo Políticas Públicas. O texto cruza dados de duas bases de dados administradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Censo da Educação Superior e o Enem, para analisar a desigualdade entre estudantes de diferentes identidades raciais, e de origens sociais semelhantes, no acesso a oportunidades educacionais, em especial no ensino superior.

No que diz respeito às disparidades raciais, vemos que a associação entre renda e ingresso no ensino superior é diferente entre os grupos raciais em cada nível de desempenho. Estudantes brancos, com a mesma renda e desempenho que estudantes PPI, têm taxas significativamente mais altas de entrada no ensino superior. Isso sugere que há desigualdade racial independentemente do nível de renda e desempenho dos estudantes.

Leia o artigo completo na página oficial do Nexo.