Lançamento da página oficial do LEGAL, coordenado por Fabiano Santos

O Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia Legal (LEGAL) está lançando sua página oficial de estreia. Criado em outubro de 2021, observatório reúne pesquisadores e pesquisadoras de Instituições de Ensino Superior dos estados pertencentes à Amazônia Legal brasileira sob a coordenação geral do IESP-UERJ.

O LEGAL tem como principal missão se debruçar sobre a realidade política dos Estados da Amazônia Legal, a evolução dos cenários e as tendências, bem como fomentar o debate público mediante análises e geração de dados quantitativos e pesquisas qualitativas. Para atingir este objetivo, o laboratório busca qualificar estudantes de ciências sociais da região e promover a formação pedagógica de populações locais quanto à prática da cidadania, especificamente, no que traz de aprendizado em torno da convivência plural, debate crítico e tolerância societal.

Coordenado pelo professor do Instituto, Fabiano Santos, o laboratório conta com a vice-coodenação do Prof. Dr. Ivan Silva, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), e de um comitê gestor formando por pesquisadores e pesquisadoras vinculados às universidades situadas na Amazônia Legal: UFAC, UFAM, UFMAUNEMATUFPAUNIRUFRR e UFT. O Observatório do Legislativo Brasileiro (OLB) é a única organização parceira de fora dos estados da Amazônia Legal, e tem a responsabilidade de coordenar e apoiar as atividades de pesquisa e treinamento.

No novo website do LEGAL, é possível acessar a produção do observatório interinstitucional na forma de relatórios de pesquisa com grupos focais, boletins de monitoramento eleitoral e de monitoramento dos legislativos estaduais, entre outros conteúdos. O laboratório conta com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (ICS).