A filial colombiana da Fundação Friedrich Ebert (FES Colômbia) lançou, em agosto de 2023, o artigo La violencia y la calidad de las democracias en América Latina y el Caribe (A violência e a qualidade das democracias na América Latina e no Caribe), coassinado por Lilian Bobea (Fitchburg State University), pelo Prof. Pedro H. Villas Bôas Castelo Branco e por Monica Hirst, pesquisadora associada do Núcleo de Estudos Atores e Agendas de Política Externa (Neaape) e ex-professora visitante no IESP-UERJ.
Nas últimas décadas, na América Latina e no Caribe, os repertórios, as modalidades, atores e intensidades da violência, que afetam as condições de convivência democrática, vêm aumentando. Para entender as democracias e os processos de democratização na região, é necessário estudar a violência e a desigualdade social.
Portanto, é necessário entender a lógica dos processos de dos processos de corrosão do Estado de Direito, que são resultado e determinantes do amplo e contínuo espectro da violência. de violência. Para isso, utilizamos os conceitos de securitização, militarização e militarismo.