IESP-UERJ compõe força-tarefa dedicada à proteção social no T20 Brasil

O IESP-UERJ recebeu com alegria o convite vindo da organização do T20 Brasil para participar da força-tarefa (task force) dedicada ao tema da Luta contra as desigualdades, a pobreza e a fome (Fighting inequalities, poverty, and hunger). O Instituto estará representado pelo Prof. Rogério Jerônimo Barbosa – coordenador, junto ao Prof. Carlos Antonio Costa Ribeiro, do Centro para o Estudo da Riqueza e da Estratificação Social (Ceres) – no comitê voltado para o debate do subtema Ampliação do Acesso à Proteção Social e aos Serviços Básicos (Expanding Access to Social Protection and Basic Services).

Visando a produção de políticas públicas focadas nas questões prioritárias para a presidência brasileira no G20, a força tarefa busca, entre outros subtemas, elaborar propostas que reconheçam os direitos fundamentais à proteção social por toda a vida e a serviços como água, saneamento e moradia e que apontem modos de ampliar o acesso, a adaptação e a abrangência dos sistemas de proteção social.

Coordenado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), pela Fundação Alexandre de Gusmão (Funag) e pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), o T20 Brasil é um grupo de engajamento que reúne centros de pesquisa e think tanks dos países que compõem o G20, com o objetivo de produzir, debater, consolidar e apresentar ideias sobre como enfrentar os desafios atuais e emergentes que podem ser tratados durante a  19ª Reunião de Cúpula do G20, programada para novembro de 2024. No final de 2023, o IESP-UERJ foi indicado para participar do Conselho Consultivo Nacional do grupo.