IESP-UERJ no 46º Encontro Anual da ANPOCS

Entre os dias 12 e 19 de outubro, a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) realizará o seu 46º Encontro Anual, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com a participação de pesquisadores do IESP-UERJ em diversas atividades.

A Prof. Maria Regina Soares de Lima será agraciada com o Prêmio de Excelência Acadêmica Gildo Marçal Brandão em Ciência Política, honraria concedida pela ANPOCS pelo impacto de sua destacada produção intelectual e por seu trabalho institucional na área.

A sessão Conversa com o Autor contará com o Prof. José Maurício Domingues. Na mesma sessão, a Prof. Argelina Figueiredo apresentará uma conversa com o pesquisador Eduardo Marques (USP).

Os professores Adalberto CardosoCarlos R. S. MilaniChristian LynchFabiano Santos e San Romanelli Assumpção participarão de Mesas Redondas presenciais e virtuais, tratando de temas como relações de trabalho no Brasil contemporâneo; antropoceno, mudanças climáticas e ciências sociais; narrativas sobre patrimônio no Brasil; ciência política na Amazônia; tolerância e democracia.

Na programação de fóruns de discussão, o Prof. Luiz Augusto Campos será expositor no debate entre editores de periódicos científicos e na mesa “Dez anos da Lei Federal de Cotas: história, dilemas e resultados“, que também contará com exposição de Fernanda Lemos, mestranda em Sociologia no Instituto. O Prof. Campos também participa da programação de Sessões Especiais, no debate “Balanço das eleições de 2022 e seus impactos na representação de mulheres, negros, indígenas, quilombolas e pessoas LBTQIA+“. A mesma sessão conta ainda com a mesa “Ciências sociais articuladas: monitoramento legislativo e esfera pública”, com o Prof. João Feres Júnior e as pesquisadoras do Observatório do Legislativo Brasileiro (OLB) Debora Gershon e Joyce Luz.

O Instituto se faz presente também na programação de Simpósios de Pesquisas Pós-Graduadas do evento, no SPG “Sobre periferias urbanas: mobilidades, infraestruturas e acesso a direitos“, coordenado pela Prof. Palloma Menezes, e na de Seminários Temáticos, com os STs presenciais “Ciências, conhecimento e poder: negacionismos, anti-intelectualismos e conspiracionismos“, coordenado pelo Prof. José Szwako, e “Teoria e pensamento políticos: pluralismo de abordagens e temas estruturantes”, coordenado pela Prof. San Romanelli Assumpção.

O Encontro Nacional apresentará ainda a Edição 2022 do Concurso ANPOCS de Teses e Dissertações em Ciências Sociais. A tese Dois gêneros, duas histórias? A institucionalização da ciência política no Brasil, assinada pela Doutora pelo IESP-UERJ Marcia Candido é um dos trabalhos finalistas para a premiação. A tese foi a vencedora do Concurso de Teses e Dissertações do IESP-UERJ 2022, na categoria Doutorado em Ciência Política.

Mônica Hirst, pesquisadora visitante no IESP-UERJ, participa do evento com a conferência “América Latina: um regionalismo fora do lugar” e, além disso, fará os comentários na premiação de Maria Regina Soares de Lima.

Confira mais informações e a programação completa do 46º Encontro Anual da ANPOCS na página oficial do evento.