IESP-UERJ lamenta o falecimento da Prof. Neuma Aguiar

O Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) lamenta profundamente comunicar o falecimento da Professora Neuma Aguiar, ocorrido em 30 de setembro de 2023. Neuma foi pioneira nos estudos de gênero e trabalho no Brasil. Seus estudos sobre usos do tempo, divisão sexual do trabalho, e trabalho doméstico são marcos nas Ciências Sociais.

Nascida em Fortaleza, em 1938, formou-se em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Prosseguiu então seus estudos nos Estados Unidos, onde obteve o título de Mestre em Sociologia e Antropologia pela Universidade de Boston e de Doutora em Sociologia pela Washington University. Atuou por quase três décadas como docente e pesquisadora no IUPERJ, precursor do IESP-UERJ.

Durante sua carreira, engajou-se em diversas redes internacionais de estudos feministas e do trabalho. Foi uma das fundadoras da Rede Brasileira de Estudos e Pesquisas Feministas  (RedeFem), uma rede de pesquisadores e centros de pesquisa focados no estudo das mulheres, e participou ativamente de movimentos feministas internacionais. Após sua atuação no IUPERJ, Neuma continuou sua trajetória acadêmica na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde, como professora titular, fundou e coordenou o Programa de Metodologia Quantitativa (MQ), que formou gerações de cientistas sociais de todo o Brasil em Métodos Estatísticos e Metodologia de Survey.

É com imenso pesar que o IESP-UERJ se despede de uma de suas mais ilustres acadêmicas. A Professora Neuma Aguiar deixa um legado inestimável para os estudos de gênero. Sua obra e sua vida servem como um exemplo de compromisso intelectual e ativismo acadêmico.  Em 2020, a equipe realizadora do programa Caminhos: Programa de Memória Oral da Pós-Graduação do IESP-UERJ contou com a sua participação em uma entrevista sobre a sua trajetória, para o quinto episódio da série.

Assista à entrevista completa da Prof. Neuma Aguiar:

YouTube player